Correlação entre compreensão leitora e produção textual em meios digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80622

Resumo

Esta pesquisa investigou a correlação entre compreensão e produção textual no computador, no tablet e no celular, fundamentada nos modelos cognitivos de produção escrita de Hayes e Flower (1980) e de Hayes (1996) e no modelo de Construção e Integração de Kintsch (1998). Foram utilizados os dados brutos de dois estudos anteriores e independentes. O Estudo 1 avaliou o esforço cognitivo e a fluência na produção, medidos através do tempo gasto na escrita dos textos e do número de palavras produzidas por minuto. O Estudo 2 avaliou os níveis de compreensão em testes realizados após a leitura de textos. Os procedimentos estatísticos aplicados foram o Coeficiente de Pearson e o Pairwise. As análises feitas evidenciaram uma forte correlação positiva entre fluência e esforço cognitivo na produção escrita em celulares. Foi também observada correlação negativa fraca, não significativa, entre compreensão leitora e fluência de produção escrita no celular; padrão também percebido na relação entre fluência e esforço cognitivo em tablets.

Biografia do Autor

Vládia Cabral Borges, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1979). Possui mestrado em Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará (1996); tema da dissertação: Processamento de textos em inglês como língua estrangeira. Ph.D. em Educação com área de concentração em Ensino de Inglês como Segunda Língua pela Universidade de Rhode Island, EUA (2206); tema da tese: Ensino-aprendizagem de línguas mediado pelo computador. É professora adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará desde 1994, lecionando disciplinas de língua inglesa e linguística aplicada. Pesquisa e orienta pesquisas nas áreas de: processamento textual; aquisição de segunda língua; metodologia de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras; e ensino-aprendizagem de línguas mediado por computador. Atualmente ocupa o cargo de Diretora do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, pelo quadriênio 2011-2015.

Keyla Frota Lemos, PPGL-UFC; UERN

Professora Adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e coordenadora da Residência Pedagógica de Letras - Língua Inglesa. Atuou também na Pós-graduação, como coordenadora do curso de Especialização em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras e foi coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência de Letras - Língua Inglesa. Doutoranda em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), possui graduação em Letras - Hab. em Português-Inglês-Literatura pela Universidade Federal do Ceará. Ministra disciplinas e orienta trabalhos nas áreas de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, formação de professores, leitura, ensino e novas tecnologias.

Sâmela Pereira, PPGL-UFC, CCB-UFC

Graduada em Letras português / inglês pela Universidade Federal do Ceará (2008), mestra em linguística pela Universidade Federal do Ceará (2016) e doutoranda em Linguística no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. É professora da Casa de Cultura Britânica da Universidade Federal do Ceará. Interessa-se pelas áreas de processamento textual; aquisição de segunda língua; metodologia de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras; e ensino-aprendizagem de línguas mediado por computador.

Referências

BIESENBACH-LUCAS, S.; WEASENFORTH, D. Email and word processing in ESL classroom: How the medium affects the message. In.: Language Learning & Technology, v. 05, n. 01, p. 135-165, 2001. Disponível em: <http://llt.msu.edu/vol5num1/weasenforth/default.html.>. Acesso em: 20/05/2015.

BORGES, V. M. C.; LEMOS, K. F. Compreensão e retenção de informações na leitura de textos em meio impresso e digital. Letras em Revista, Teresina, v. 09, n. 01, p. 78-93, 2018.

CHEN, Chi-Fen E. CHENG, Wei-Yuan E. Beyond the Design of Automated Writing Evaluation: Pedagogical Practices and Perceived Learning Effectiveness in EFL Writing Classes. Language Learning & Technology, v. 12, n. 2, p. 94–112, 2008. Disponível em: <http://llt.msu.edu/vol12num2/chencheng.pdf>. Acesso em 20/05/2015

COOPER-MARTIN, E. Measures of Cognitive Effort. In: _______ Marketing Letters. Kluwer The Netherlands: Academic Publishers, 1994. p. 43-56

CUNHA, N. B.; SANTOS, A. A Relação entre a compreensão da leitura e a produção escrita em universitários. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 19, n. 02, p. 237-245, 2006.

DELGADO, P.; VARGAS, C.; ACKERMAN, R; & SALMERÓN, L. Don't throw away your printed books: A meta-analysis on the effects of reading media on reading comprehension. Educational Research Review, v.25, p. 23–38, nov/2018.

GRABE, W. Reading and Writing Relations: Theoretical perspectives and instructional practices. In Linking Literacies: Perspectives on L2 Reading-Writing Connections. TESL: EJ, v. 7. n. 2, 2003.

HANSEN, W. J.; HAAS, C. Reading and writing with computers: a framework for explaining differences in performance. Communications of the ACM. v. 31, n. 9, p.1080-1089. 1988.

HAWISHER, G. E.; SELFE, C. L. Reflections on Computers and Composition Studies at the Century's End. In.: SNYDER, Ilana (Ed.). Page to screen: Taking literacy into electronic era. Londres: Routledge, 1998. p. 4-19.

HAYES, J. R; FLOWER, L. S. Identifying the organization of writing processes. In.: GREGG, L. W.; STEINBERG, E. R. Cognitive processes in writing. LEA: New Jersey, 1980. p.3-30

HAYES, J. R. A new framework for understanding cognition and affect in writing. In.: LEVY, C. M.; RANSDELL, S. The Science of Writing: Theories, Methods, Individual Differences, and Applications. Routledge: Nova York, 1996. p.1-27.

HUTASOIT, R. A. C. The correlation between reading comprehension e writing ability of tenth grade students of Sma Negeri 11 Palembang. (Tese de doutorado). University of Tridinanti, Palembang, 2020.

JURIATI, D, E.; ARIYANTI; FITRIANA, R. The Correlation between Reading Comprehension and Writing Ability in Descriptive Text. Southeast Asian Journal of Islamic Education. v. 01, n. 01, 2018.

KELLOGG, Ronald T. Effects of topic knowledge on the allocation of processing time and cognitive effort to writing processes. Memory & Cognition, v.15, n.3, p. 256-266, 1987.

KELLOGG, Ronald T. A Model of Working Memory in Writing. In.: LEVY, C. M.; RANSDELL, S. The Science of Writing. Theories, Methods, Individual Differences, and Applications. Routledge: Nova York, 1996. p.57-71

KESSLER, G.; BIKOWSKI, D.; BOGGS, J. Collaborative Writing among Second Language Learners in Academic Web-Based Projects. Language Learning & Technology, v.16, n.1, p. 91–109, 2012.

KINTSCH, W.; RAWSON, K. A. Comprehension. In: SNOWLING, M. J.; HULME, C. A Ciência da Leitura. Porto Alegre: Penso, 2013, p.227-244.

KNUDSON, R. E. College student's writing: An assessment of competence. Journal of Educational Research, v. 92, p. 13-19, 1998.

LANCE, C.E.: VANDENBERG, R.J. (Eds.). (2014). More Statistical and Methodological Myths and Urban Legends: Doctrine, Verity and Fable in Organizational and Social Sciences (1st ed.). Routledge, 2014.

LATIF, M. M. A. Toward a New Process-Based Indicator for Measuring Writing Fluency: Evidence from L2 Writers’ Think-Aloud Protocols. The Canadian Modern Language Review/LaRevue canadienne des langues vivantes, v. 65, n. 4, p. 531–558, 2009.

MAILIS, M. ; DELFI, S. ; & ERNI, E. B. The correlation between reading comprehension and writing ability of the second year students of Sman 1 Muaro Sentajo Teluk Kuantan in recount texts. Journal Online Mahasiswa, v. 5, n. 1, 2018.

MARGOLIN, S. J.; TOLAND, M.; DRISCOLL, C. ; KEGLER, J. L. E-readers, computer screens, or paper: Does reading comprehension change across media platforms? Library Publications and Presentations, v. 24, 2013.

MARTINO, N. L.; HOFFMAN, P. R. An investigation of reading and language abilities of college freshmen. Journal of Research in Reading, v. 25, p. 310-31, 2002.

OLIVE, T.; FAVART, M.; BEAUVAIS, C.; BEAUVAIS, L. Children’s cognitive effort and fluency in writing: Effects of genre and of handwriting automatisation. In.: Learning and Instruction, v.19, p. 299-308, 2009.

PALMER, L. O. The relationship between reading fluency, writing fluency, and reading comprehension in suburban third-grade students. Tese (Doutorado). University of San Diego, CA, 2010.

PEREIRA, S. R. B. Produção de textos escritos em inglês (L2 e LE) em celular, tablet e computador. Dissertação (Mestrado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, 2016.

PERFETTI, Charles A.; LANDI, Nicole; OAKHILL, Jane. A aquisição da habilidade de compreensão da leitura. In: SNOWLING, Margaret J.; HULME, Charles. (Orgs.) A Ciência da Leitura. Porto Alegre: Penso, 2013, p.245-265.

PIOLAT, A.; KELLOGG, R. T.; FARIOLLI, F. The triple task technique for studying writing processes: on which task is attention focused? Current Psychology Letters, v. 4, p. 67-83, 2001.

PUGH, S. L.; PAWAN, F. Reading/writing & academic literacy. In R. F. Flippo & D. C. Caverly (Eds.), College Reading & Study Strategy Programs. Netwark, CA. 1991.

RASINSKI, T. The fluent reader: Oral reading strategies for building word recognition, fluency, and comprehension. New York: Scholastic, 2003.

WILLIAMS, C.; BEAM, S. Technology and writing: Review of research. Computers & Education, v. 128, p. 227-241, 2019.

WOLFE, E. W.; MANALO, J. R. Composition medium comparability in a direct writing assessment of non-native English speakers. In.: Language Learning & Technology, v. 8,n. 1, p. 53-65, 2004. Disponível em: <http://llt.msu.edu/vol8num1/wolfe/>. Acesso em:20/05/2015.

Publicado

2021-09-08