Aprendizagem de línguas mediada por tecnologias e formação de professores

recursos digitais na aprendizagem on-line para além da pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80718

Palavras-chave:

Validação. Clima social. Equipes de trabalho. Validation. Social climate. Teams.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa-ação realizada em uma disciplina de Língua Inglesa no curso de Letras em uma universidade federal na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A pesquisa teve como objetivo avaliar, sob a perspectiva dos estudantes, a experiência de aprendizagem de língua inglesa mediada por tecnologias digitais, bem como identificar as contribuições dos recursos digitais e metodologia utilizadas no desenho da disciplina para a aprendizagem no contexto do ERE. A partir do referencial teórico fundamentado no campo CALL (Computer-Assisted Language Learning), o artigo discute diferentes possibilidades de utilização de recursos digitais na aprendizagem de línguas mediada por tecnologias e propõe a formação inicial e continuada de professores de línguas em CALL de maneira que estes recursos possam ser integrados às práticas de ensino-aprendizagem de línguas em contextos presenciais, on-line e híbridos.

Referências

BARDIN, Laurance. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BAX, Stephen. CALL - past, present and future. System, n. 31, 2003, p. 13-28. Disponível em: <http://u.arizona.edu/~jonrein/internettech10/bax_03.pdf> Acesso em: 10 abr. 2021.

BYBEE, Rodger W.; TAYLOR, Joseph A.; GARDNER, April; VAN SCOTTER, Pamela; POWELL, Janet Carlson; WESTBROOK, Anne; LANDES, Nancy. The BSCS 5 Es Instructional Model: Origins and effectiveness. Colorado: BSCS, 2006. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/242363914_The_BSCS_5E_Instructional_Model_Origins_Effectiveness_and_Applications> Acesso em: 10 abr. 2021.

FINARDI, Kyria Rebecca; PORCINO, Maria Carolina. Tecnologia e metodologia no ensino de inglês: impactos da globalização e da internacionalização. Ilha Desterro, n. 66, 2014. p. 239-283. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80262014000100239&lng=en&nrm=iso> Acesso em: 10 abr. 2021.

GARRET, Nina. Computer-Assisted Language Learning Trends and Issues Revisited: Integrating Innovation. The Modern Language Journal, 93, Focus Issue, 2009, pp. 719-740. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1540-4781.2009.00969.x> Acesso em: 10 abr. 2021.

HARMER, Jeremy. How to teach English. 2nd. ed. Essex: Pearson Education Limited, 2007.

KESSLER, Greg. Technology and the future of language teaching. Foreign language Annuals, v. 51, n. 1, 2018. pp. 205-218. Disponível em: <https://www.researchgate.net/ publication/ 323330702_Technology_and_the_future_of_language_teaching> Acesso em: 10 abr. 2021.

KOEHLER, Mathew. L.; MISHRA, Punya. Introducing TPCK. In: AACTE Committee on Innovation and Technology (ed.). Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK) for Educators. New York: Routledge, 2008. pp. 3-29.

LEVY, Mike. Technologies in Use for Second Language Learning. The Modern Language Journal, 93, Focus Issue, 2009. pp. 769-782. Disponível em: <https://www.jstor.org/ stable/25612273?seq=1> Acesso em: 10 abr. 2021.

LEVY, M.; HUBBARD, P. Why call CALL “CALL”? Computer Assisted Language Learning, n. 18, v. 3, 2005, pp. 143-149. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/ doi/abs/10.1080/09588220500208884?journalCode=ncal20> Acesso em: 10 abr. 2021.

MARTINS, Cláudia B. M. J.; MOREIRA, Herivelto. O campo CALL (Computer Assisted Language Learning): definições, escopo e abrangência. Calidoscópio, n. 10 v. 3, 2012, pp. 247-255. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/ article/view/3254> Acesso em: 10 abr. 2021.

PAIVA, V. M. O. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. In: JESUS, Dánie Marcelo de; MACIEL. Ruberval Franco (Orgs.) Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada Vol. 44. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015, pp. 21-34.

PAIVA, V. M. O. Ensino Remoto ou Ensino à Distância: efeitos da pandemia. Estudos Universitários: revista de cultura, v. 37, n. 1 e 2, 2020, pp. 58-70. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/article/view/249044/0> Acesso em: 10 abr. 2021.

PATTISON, Tania. College Skills: Intermediate English. Colúmbia Britânica: Coast Mountain College, 2018. Disponível em: <https://openlibrary-repo.ecampusontario.ca/ xmlui/handle/123456789/479> Acesso em: 10 abr. 2021.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! SBC Horizontes, maio 2020. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/23/principios-educacao-online> Acesso em: 10 abr. 2021.

RABELLO, Cíntia R. L.; HAGUENAUER, Cristina. Sites de Redes Sociais e Aprendizagem: Potencialidades e Limitações. Revista Educaonline, v. 5, pp. 19-43, 2011. Disponível em: < http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=189> Acesso em: 21 maio 2021.

RABELLO, Cíntia R. L.; TAVARES, Kátia C. A. Redes sociais e aprendizagem no ensino superior: a perspectiva dos alunos sobre o uso do Facebook em uma disciplina de língua inglesa. VEREDAS – Revista de Estudos Linguísticos, v. 20, pp. 124-136, 2016. Disponível em: < https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/25433> Acesso em: 21 maio 2021.

TAVARES, Kátia C. A. ; RABELLO, Cíntia R. L. ; FRANCO, Cláudio P. WhatsApp na formação continuada de professores: mais que um aplicativo de mensagens instantâneas?. In: MARQUES-SCHÄFER, Gabriela; ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria. (Org.). Ensino de Línguas e tecnologias móveis: políticas públicas, conceitos, pesquisas e práticas em foco. São Paulo: Hipótese, 2018, pp. 154-178. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/330216545_WhatsApp_na_formacao_continuada_de_professores_mais_que_um_aplicativo_de_mensagens_instantaneas> Acesso em: 21 maio 2021.

TORSANI, Simone. CALL Teacher Education: language teachers and technology integration. Rotterdam: Sense Publishers, 2016.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, 2005, p. 443 - 466. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php? pid=S1517-97022005000300009&script=sci_abstract&tlng=pt> Acesso em: 10 abr. 2021.

TUCKER, Catlin. Tips for Designing an Online Learning Experience Using the 5Es Instructional Model. In: TUCKER, Catlin. Dr. Catlin R. Tucker, 8 março 2020. Disponível em: <https://catlintucker.com/2020/03/designing-an-online-lesson/> Acesso em: 10 abr. 2021.

WARSCHAUER, Mark.; HEALEY, Deborah. Computers and language learning: an overview. Language Technology, n. 31, pp. 57-71. Disponível em: <https://www.cambridge. org/core/journals/language-teaching/article/abs/computers-and-language-learning-an-overview/0CF20A4837B377B3A214BF410F4775EB> Acesso em: 10 abr. 2021.

WARSCHAUER, Mark.; MESKILL, Carla. Technology and second language learning. In: Rosenthal, J. (Ed.). Handbook of undergraduate second language education. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2000; pp. 303-318. Disponível em: <http://education.uci.edu/person/ warschauer_m/tslt.html> Acesso em: 10 abr. 2021.

UNESCO/COL. Diretrizes para Recursos Educacionais Abertos (REAs) no Ensino Superior. Paris: UNESCO, 2015 Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark: /48223/pf0000232852> Acesso em: 10 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2021-09-08