Transparência e qualidade informacional: um estudo dos portais das universidades federais brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e102691

Palavras-chave:

Critérios de qualidade da informação, Ferramenta de avaliação transparência ativa, Portais de transparência, Universidades federais brasileiras

Resumo

Objetivo: O objetivo geral desta pesquisa é avaliar a qualidade das informações administrativas veiculadas nos portais de transparência ativa das universidades federais brasileiras.

Método: Pesquisa descritiva e documental, selecionou variáveis e coletou informações dos dispositivos legais que formam a base jurídica e institucional da Lei de Acesso à Informação. De abordagem quantitativa e qualitativa, a amostra contemplou nove universidades da Região Nordeste do Brasil.

Resultado: A construção de um framework de qualidade da informação e de uma ferramenta digital de avaliação da qualidade da informação e a sua aplicação nos portais de transparência das universidades colocou em evidência as características da qualidade da informação e os aspectos da transparência que necessitam de atenção. As informações avaliadas com base nos critérios de atualidade, acessibilidade e reutilização apresentaram as menores características de qualidade. Frequentemente, as informações estavam desatualizadas ou não indicavam os responsáveis, além disso, havia poucos recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, e os formatos dos documentos disponibilizados impediam que os usuários reutilizassem as informações completamente.

Conclusões: Espera-se que este trabalho promova a aprendizagem coletiva e permita a incorporação gradual de informações de qualidade para reforçar a transparência ativa das universidades e fortalecer os alicerces da democracia.

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Biografia do Autor

Paulo Ricardo Silva Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciência da Informação (PPGCI/UFPE); Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFAL); especialista em Gestão da Qualidade na Administração Pública (UNEAL); especialista em Direito Público (LEGALE); especialista em Direito Administrativo na Faculdade Campos Elíseos (FCE); Bacharel em Direito (UNIT/AL); Bacharel em Administração Pública (UNEAL).

Nadi Helena Presser, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Ciências Econômicas (1990), mestrado (1999) e doutorado (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós doutorado (2016) em Ciência da Informação pela Universidade Carlos III de Madri - Espanha. Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco, com atuação na graduação e no programa de pós-graduação stricto sensu na área da Ciência da Informação e no Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Gestão Pública.

Ana Reyes Pacios Lozano, Universidad Carlos III de Madrid

Doutorado em Filosofia e Letras pela Universidade de León (1997). Atualmente é Professora Titular da Universidade Carlos III de Madrid. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

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Publicado

09-05-2025

Como Citar

LIMA, Paulo Ricardo Silva; PRESSER, Nadi Helena; LOZANO, Ana Reyes Pacios. Transparência e qualidade informacional: um estudo dos portais das universidades federais brasileiras. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis/SC, Brasil, v. 30, p. 1–29, 2025. DOI: 10.5007/1518-2924.2025.e102691. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/102691. Acesso em: 19 jun. 2025.