Transparência e qualidade informacional: um estudo dos portais das universidades federais brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e102691Palavras-chave:
Critérios de qualidade da informação, Ferramenta de avaliação transparência ativa, Portais de transparência, Universidades federais brasileirasResumo
Objetivo: O objetivo geral desta pesquisa é avaliar a qualidade das informações administrativas veiculadas nos portais de transparência ativa das universidades federais brasileiras.
Método: Pesquisa descritiva e documental, selecionou variáveis e coletou informações dos dispositivos legais que formam a base jurídica e institucional da Lei de Acesso à Informação. De abordagem quantitativa e qualitativa, a amostra contemplou nove universidades da Região Nordeste do Brasil.
Resultado: A construção de um framework de qualidade da informação e de uma ferramenta digital de avaliação da qualidade da informação e a sua aplicação nos portais de transparência das universidades colocou em evidência as características da qualidade da informação e os aspectos da transparência que necessitam de atenção. As informações avaliadas com base nos critérios de atualidade, acessibilidade e reutilização apresentaram as menores características de qualidade. Frequentemente, as informações estavam desatualizadas ou não indicavam os responsáveis, além disso, havia poucos recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, e os formatos dos documentos disponibilizados impediam que os usuários reutilizassem as informações completamente.
Conclusões: Espera-se que este trabalho promova a aprendizagem coletiva e permita a incorporação gradual de informações de qualidade para reforçar a transparência ativa das universidades e fortalecer os alicerces da democracia.
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Referências
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