Letramentos acadêmicos e inteligência e artificial: analisando a simulação da compreensão do artigo acadêmico por meio do ChatGPT
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e103500Palavras-chave:
Letramentos acadêmicos, Artigo acadêmico, ChatGPT, Inteligência ArtificialResumo
Objetivo: A inteligência artificial (IA) tem permeado vários contextos, inclusive o acadêmico, gerando debates sobre suas potencialidades e limitações neste domínio. O objetivo deste estudo é analisar as principais características das respostas geradas pela ferramenta ChatGPT a questionamentos sobre a composição de artigos acadêmicos.
Método: Este estudo utiliza uma abordagem descritiva e exploratória, centrada em consultas ao ChatGPT. Para tal, cinco prompts sequenciais foram colocados em português (brasileiro) e inglês, aumentando gradativamente a complexidade linguística.
Resultado: Após análise, o ChatGPT demonstra proficiência na síntese de informações e na articulação de respostas que aderem às convenções acadêmicas, mostrando sua utilidade como auxílio à pesquisa. No entanto, revelaram uma predominância do modelo baseado em habilidades, que enfatiza a técnica e a estrutura formal dos artigos, como a clareza na organização e a rigorosidade metodológica, mas careceu de uma abordagem que contemplasse as dimensões sociais e identitárias da escrita.
Conclusões: Embora as orientações oferecidas pelo ChatGPT sejam úteis para entender a elaboração de artigos acadêmicos, é crucial que os usuários desenvolvam uma compreensão crítica das práticas de escrita, reconhecendo a importância dos letramentos acadêmicos como uma lente essencial para interpretar e construir conhecimento no contexto acadêmico.
Downloads
Referências
ALJANABI, M. ChatGPT: open possibilities. Mesopotamian J. CyberSecur., Baghdad, v. 2023, 2023. p. 16–17. Disponível em: https://doi.org/10.58496/MJCS/2023/003 . Acesso em: 10 set. 2024.
ALJANABI, M.; GHAZI, M.; ALI, A. H.; ABED, S. A. ChatGPT: open possibilities. Iraqi J. Comput. Sci. Math., Baghdad, v. 4, n. 1, 2023. p. 62–64. Disponível em: 10.52866/ijcsm.2023.01.01.0018 . Acesso em: 10 set. 2024.
ALTMAN, S. ChatGPT Launched on Wednesday. Today it Crossed 1 Million Users!. [@sama], Sam Altman Twitter, 2022.
AYDIN, Ö.; KARAARSLAN, E. Is ChatGPT leading generative AI? What is beyond expectations? Academic Platform Journal of Engineering and Smart Systems, v. 11, n. 3, p. 118-134, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.2139/ssrn.4341500 . Acesso em: 10 set. 2024.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, 70, 1977. 225 p.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2009.
BECKETT, C. New powers, new responsibilities: a global survey of journalism and artificial intelligence. London: The London School of Economics, 2019.
BORJI, A. A categorical archive of ChatGPT failures. arXiv Preprint, arXiv:2302.03494, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.48550/arXiv.2302.03494. Acesso em: 10 set. 2024.
BROWN, T. B., MANN, B., RYDER, N., SUBBIAH, M., KAPLAN, J., DHARIWAL, P., NEELAKANTAN, A., SHYAM, P., SASTRY, G., ASKELL, A., AGARWAL, S., HERBERT-VOSS, A., KRUEGER, G., HENIGHAN, T., CHILD, R., RAMESH, A., ZIEGLER, D. M., WU, J., WINTER, C., HESSE, C., CHEN, M., SIGLER, E., LITWIN, M., GRAY, S., CHESS, B., CLARK, J., BERNER, C., MCCANDLISH, S., RADFORD, A., SUTSKEVER, I., AMODEI, D.. Language models are few-shot learners.arXiv Preprint ,arXiv:2005.14165, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.48550/arXiv.200514165. Acesso em: 10 set. 2024.
CASTILLO-GONZALEZ, W. ChatGPT y el futuro de la comunicación científica. Metaverse Basic Appl. Res, Buenos Aires, v. 1, 2022. p. 1–8. Disponível em: https://doi.org/10.56294/mr20228 . Acesso em: 10 set. 2024.
FARIAS, S. A. Pânico na academia! Inteligência artificial na construção de textos científicos com o uso do ChatGPT. Rev. Interdiscip. Market. Maringá, v. 13, n. 1, 2023. p. 79–83. Disponível em: https://doi.org/10.4025/rimar.v13i1.66865 . Acesso em: 10 set. 2024.
FRIEDMAN, A. AI chatbot predicted to replace Google in a couple of years. [S.l.], 06 dez. 2022. Phone Arena: phonearena.com. Disponível em: https://www.phonearena.com/news/ai-chatbot-could-replace-google-soon_id144120. Acesso em: 07 dez. 2024.
HAMMAD, M. The Impact of Artificial Intelligence (AI) Programs on Writing Scientific Research. Ann Biomed Eng. v. 51, n. 3, 2023. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36637603/. Acesso em: 3 abr. 2024.
HEAVEN, W. D. OpenAI’s new language generator GPT-3 is shockingly good—and completely mindless. Massachusetts, 20 jul. 2020.MIT Technology Review: technologyreview.com. Disponível em: https://www.technologyreview.com/2020/07/20/1005454/openai-machine-learning-language-generator-gpt-3-nlp/. Acesso em: 05 dez. 2024.
HILSDON, John; MALONE, Cathy; SYSKA, Alicja. Academic literacies twenty years on: a community-sourced literature review. Journal of Learning Development in Higher Education, [S. l.], n. 15, 2019. Disponível em: https://journal.aldinhe.ac.uk/index.php/jldhe/article/view/567. Acesso em: 17 dez. 2024.
LE, T. T. A preliminary example of utilizing AI text generation to support academic writing: “Humans befriending their creations some notes on the human-AI relationship”. OSF Preprints, 10.31219, 2023. Disponível em: https://osf.io/bsxey. Acesso em: 3 abr. 2024.
LEA, M.R.; STREET, B.V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, [S.l.]. v. 6, n. 23, p. 157-172, ago. 1998. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03075079812331380364. Acesso em: 10 jan. 2022.
LIMA, J. M. T. S. Inteligência artificial na competição: os limites da responsabilidade de um agente econômico em função de atos de concentração operados por programas sofisticados de computador no comércio eletrônico brasileiro. RDC, v. 5, n. 2, 2017, pp. 5-29. Disponível em: https://revista.cade.gov.br/index.php/revistadedefesadaconcorrencia/article/view/328/166. Acesso em: 3 abr. 2024.
LIU, Y., ESAN, O. C.; PAN, Z.; AN, L.. Machine Learning for Advanced Energy Materials. Energy and AI, v. 3, n. 100049. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.egyai.2021.100049. Acesso em: 17 dez. 2024.
LILLIS, T.; TUCK, J. ‘Academic Literacies: a critical lens on writing and reading in the academy’. In: HYLAND, K.; SHAW, P. (orgs) The Routledge Handbook of English for Academic Purposes. London/New York: Routledge, p.30-43. 2015.
LOCK, S. What is the AI chatbot phenomenon ChatGPT and could it replace humans?. Manchester, 05 dez. 2022.The Guardian: theguardian.com. Disponível em: https://www.theguardian.com/technology/2022/dec/05/what-is-ai-chatbot-phenomenon-chatgpt-and-could-it-replace-humans. Acesso em: 05 dez. 2024.
MANJOO, Farhad. "How Do You Know a Human Wrote This?" International New York Times, v. 31, 2020. Disponível em: link.gale.com/apps/doc/A631061734/AONE?u=anon~7f5921a4&sid=googleScholar&xid=21dc03cc. Acesso em: 3 abr. 2024.
MIJWIL, M. M., ALJANABI, M.; ALI, A. H. “ChatGPT: Exploring the Role of Cybersecurity in the Protection of Medical Information,” Mesopotamian journal of cybersecurity, v. 2, n. 1, 2023, pp:18-21. Disponível em: https://doi.org/10.58496/MJCS/2023/004. Acesso em: 3 abr. 2024.
MIJWIL, M.; ALJANABI, M. ChatGPT: towards artificial intelligence-based cybersecurity: the practices and ChatGPT generated ways to combat cybercrime. Iraqi J. Comput. Sci. Math., Baghdad, v. 4, n. 1, 2023. p. 65–70. Disponível em: https://doi.org/10.52866/ijcsm.2023.01.01.0019. Acesso em: 10 set. 2024.
NOAIN-SÁNCHEZ, A. Addressing the impact of artificial intelligence on journalism: the perception of experts, journalists and academics. Commun. Soc., Pamplona, v. 35, n. 3, 2022. p. 105–121. Disponível em: https://doi.org/10.15581/003.35.3.105-121. Acesso em: 10 set. 2024.
NGUYEN, A.; NGO, H. N.; HONG, Y.; DANG, B.; NGUYEN, B-P. T. Ethical principles for artificial intelligence in education. Educ Inf Technol, v. 28, n; 64221–4241, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10639-022-11316-w. Acesso em: 3 abr. 2024.
OPENAI. ChatGPT. [S.l.], 2022. CHATGPT: chat.openai. Disponível em: https://chat.openai.com. Acesso em: 10 set. 2024.
O'CONNOR, S. ChatGPT, open artificial intelligence platforms in nursing education: tools for academic progress or abuse? Nurse Educ. Pract., [S.l.] v. 66, 2022. p. 103537. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2022.103537. Acesso em: 10 set. 2024.
PAVLIK, J. V. Collaborating with ChatGPT: considering the implications of generative artificial intelligence for journalism and media education. J. Mass Commun. Educat., [S.l.], v. 78, n. 1, 2023. p. 84–93. Disponível em: https://doi.org/10.1177/10776958221149577. Acesso em: 10 set. 2024.
ROOSE, K. The brilliance and weirdness of ChatGPT. New York, 12 maio 2022.The New York Times: nytimes.com. Disponível em: https://www.nytimes.com/2022/12/05/technology/chatgpt-ai-twitter.html. Acesso em: 07 dez. 2024.
RODRIGUES, G. S.; BRANDÃO, V. R. A.; TRIVELATO, R. M. S. ChatGPT uma ferramenta para a pesquisa científica?. Código 31: revista de informação, comunicação e interface, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, 2024. Disponível em: https://revista.fumec.br/index.php/codigo31/article/view/9916. Acesso em: 07 dez. 2024.
RUDOLPH, J.; TAN, S.; TAN, S. ChatGPT: bullshit spewer or the end of traditional assessments in higher education? J. Appl. Learn. Teach., Singapore, v. 6, n. 1, p. 1-22. 2022. Disponível em: https://journals.sfu.ca/jalt/index.php/jalt/article/view/689. Acesso em: 07 dez. 2024.
SANTOS, S. M. A. V. GUIMARÃES, C. D.; DEMUNER, J. A.; ORTIZ, L.; MEROTO, M. B. das N.; DE ALENCAR, M. S.; DA SILVA, R. G.; NARCISO, R. Inteligência artificial: uma nova fronteira na educação básica. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 17, n. 1, p. 4499-4512, 2024. DOI: 10.55905/revconv.17n.1-268. Disponível em: https://doi.org/10.55905/revconv.17n.1-268. Acesso em: 21 set. 2024.
SILVA, D.T.F. Artigo acadêmico como prática de letramento na formação de professores de língua portuguesa. 2022. 137f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2022. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFCG_c6679f62651c891eb816451cdd0cbabd. Acesso em: 07 dez. 2024.
SILVA, V. L. Ética e responsabilidade na era da inteligência artificial: aprendizagem digital no chat GPT. 2023. 27 p. Monografia (Especialização em Mídia e Educação) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação, Universidade Federal do Pampa/ Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023. Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br/handle/riu/8334. Acesso em: 07 dez. 2024.
SOUZA, M. N. M. de.; LIMA, P. V. P. de .; SANTOS, K. V. G. dos; LOPES, C. Do GPT 3 ao CHATGPT: potencialidades e alertas no enfoque da produção acadêmica brasileira: . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 47, p. 599–620, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10222348. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2732. Acesso em: 21 nov. 2024.
STREET, B. Dimensões “escondidas” na escrita de artigos acadêmicos. Perspectiva, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 541–567, 2010. DOI: 10.5007/2175-795X.2010v28n2p541. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p541. Acesso em: 17 dez. 2024.
THORP, H. H. ChatGPT is fun, but not an author. Science. v. 27, n. 379, 2023. Disponível em: https://www.science.org/doi/10.1126/science.adg7879. Acesso em: 17 dez. 2024.
TÚÑEZ-LÓPEZ, J. M.; TOURAL-BRAN, C.; CACHEIRO-REQUENJO, S. Uso de bots y algoritmos para automatizar la redacción de notícias: percepción y actitudes de los periodistas en España. El Prof. Inf., Barcelona, v. 27, n. 4, 2018. P. 750–758. Disponível em: https://doi.org/10.3145/epi.2018.jul.04. Acesso em: 10 set. 2024.
ZAVALA, V. Quem está dizendo isso? Letramentos acadêmicos, identidade e poder no ensino superior. In: VÓVIO, C.; SITO, L.; DE GRANDE, P. Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisas em linguística aplicada. Mercado de Letras : Campinas, 2010. p. 71-79.
ZHAI, X. ChatGPT user experience: implications for education.Social Science Research Network, [S.l.], 2023. Disponível em: https://doi.org/10.2139/ssrn.4312418. Acesso em: 10 set. 2024.
ZHAI, X. ChatGPT for next generation science learning. Social Science Research Network, [S.l.], 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3589649. Acesso em: 10 set. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Danielly Thaynara da Fonseca Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.