Letramentos acadêmicos e inteligência e artificial: analisando a simulação da compreensão do artigo acadêmico por meio do ChatGPT
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e103500Palabras clave:
Letramentos acadêmicos, Artigo acadêmico, ChatGPT, Inteligência ArtificialResumen
Objetivo: A inteligência artificial (IA) tem permeado vários contextos, inclusive o acadêmico, gerando debates sobre suas potencialidades e limitações neste domínio. O objetivo deste estudo é analisar as principais características das respostas geradas pela ferramenta ChatGPT a questionamentos sobre a composição de artigos acadêmicos.
Método: Este estudo utiliza uma abordagem descritiva e exploratória, centrada em consultas ao ChatGPT. Para tal, cinco prompts sequenciais foram colocados em português (brasileiro) e inglês, aumentando gradativamente a complexidade linguística.
Resultado: Após análise, o ChatGPT demonstra proficiência na síntese de informações e na articulação de respostas que aderem às convenções acadêmicas, mostrando sua utilidade como auxílio à pesquisa. No entanto, revelaram uma predominância do modelo baseado em habilidades, que enfatiza a técnica e a estrutura formal dos artigos, como a clareza na organização e a rigorosidade metodológica, mas careceu de uma abordagem que contemplasse as dimensões sociais e identitárias da escrita.
Conclusões: Embora as orientações oferecidas pelo ChatGPT sejam úteis para entender a elaboração de artigos acadêmicos, é crucial que os usuários desenvolvam uma compreensão crítica das práticas de escrita, reconhecendo a importância dos letramentos acadêmicos como uma lente essencial para interpretar e construir conhecimento no contexto acadêmico.
Descargas
Citas
ALJANABI, M. ChatGPT: open possibilities. Mesopotamian J. CyberSecur., Baghdad, v. 2023, 2023. p. 16–17. Disponível em: https://doi.org/10.58496/MJCS/2023/003 . Acesso em: 10 set. 2024.
ALJANABI, M.; GHAZI, M.; ALI, A. H.; ABED, S. A. ChatGPT: open possibilities. Iraqi J. Comput. Sci. Math., Baghdad, v. 4, n. 1, 2023. p. 62–64. Disponível em: 10.52866/ijcsm.2023.01.01.0018 . Acesso em: 10 set. 2024.
ALTMAN, S. ChatGPT Launched on Wednesday. Today it Crossed 1 Million Users!. [@sama], Sam Altman Twitter, 2022.
AYDIN, Ö.; KARAARSLAN, E. Is ChatGPT leading generative AI? What is beyond expectations? Academic Platform Journal of Engineering and Smart Systems, v. 11, n. 3, p. 118-134, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.2139/ssrn.4341500 . Acesso em: 10 set. 2024.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, 70, 1977. 225 p.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2009.
BECKETT, C. New powers, new responsibilities: a global survey of journalism and artificial intelligence. London: The London School of Economics, 2019.
BORJI, A. A categorical archive of ChatGPT failures. arXiv Preprint, arXiv:2302.03494, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.48550/arXiv.2302.03494. Acesso em: 10 set. 2024.
BROWN, T. B., MANN, B., RYDER, N., SUBBIAH, M., KAPLAN, J., DHARIWAL, P., NEELAKANTAN, A., SHYAM, P., SASTRY, G., ASKELL, A., AGARWAL, S., HERBERT-VOSS, A., KRUEGER, G., HENIGHAN, T., CHILD, R., RAMESH, A., ZIEGLER, D. M., WU, J., WINTER, C., HESSE, C., CHEN, M., SIGLER, E., LITWIN, M., GRAY, S., CHESS, B., CLARK, J., BERNER, C., MCCANDLISH, S., RADFORD, A., SUTSKEVER, I., AMODEI, D.. Language models are few-shot learners.arXiv Preprint ,arXiv:2005.14165, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.48550/arXiv.200514165. Acesso em: 10 set. 2024.
CASTILLO-GONZALEZ, W. ChatGPT y el futuro de la comunicación científica. Metaverse Basic Appl. Res, Buenos Aires, v. 1, 2022. p. 1–8. Disponível em: https://doi.org/10.56294/mr20228 . Acesso em: 10 set. 2024.
FARIAS, S. A. Pânico na academia! Inteligência artificial na construção de textos científicos com o uso do ChatGPT. Rev. Interdiscip. Market. Maringá, v. 13, n. 1, 2023. p. 79–83. Disponível em: https://doi.org/10.4025/rimar.v13i1.66865 . Acesso em: 10 set. 2024.
FRIEDMAN, A. AI chatbot predicted to replace Google in a couple of years. [S.l.], 06 dez. 2022. Phone Arena: phonearena.com. Disponível em: https://www.phonearena.com/news/ai-chatbot-could-replace-google-soon_id144120. Acesso em: 07 dez. 2024.
HAMMAD, M. The Impact of Artificial Intelligence (AI) Programs on Writing Scientific Research. Ann Biomed Eng. v. 51, n. 3, 2023. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36637603/. Acesso em: 3 abr. 2024.
HEAVEN, W. D. OpenAI’s new language generator GPT-3 is shockingly good—and completely mindless. Massachusetts, 20 jul. 2020.MIT Technology Review: technologyreview.com. Disponível em: https://www.technologyreview.com/2020/07/20/1005454/openai-machine-learning-language-generator-gpt-3-nlp/. Acesso em: 05 dez. 2024.
HILSDON, John; MALONE, Cathy; SYSKA, Alicja. Academic literacies twenty years on: a community-sourced literature review. Journal of Learning Development in Higher Education, [S. l.], n. 15, 2019. Disponível em: https://journal.aldinhe.ac.uk/index.php/jldhe/article/view/567. Acesso em: 17 dez. 2024.
LE, T. T. A preliminary example of utilizing AI text generation to support academic writing: “Humans befriending their creations some notes on the human-AI relationship”. OSF Preprints, 10.31219, 2023. Disponível em: https://osf.io/bsxey. Acesso em: 3 abr. 2024.
LEA, M.R.; STREET, B.V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, [S.l.]. v. 6, n. 23, p. 157-172, ago. 1998. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03075079812331380364. Acesso em: 10 jan. 2022.
LIMA, J. M. T. S. Inteligência artificial na competição: os limites da responsabilidade de um agente econômico em função de atos de concentração operados por programas sofisticados de computador no comércio eletrônico brasileiro. RDC, v. 5, n. 2, 2017, pp. 5-29. Disponível em: https://revista.cade.gov.br/index.php/revistadedefesadaconcorrencia/article/view/328/166. Acesso em: 3 abr. 2024.
LIU, Y., ESAN, O. C.; PAN, Z.; AN, L.. Machine Learning for Advanced Energy Materials. Energy and AI, v. 3, n. 100049. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.egyai.2021.100049. Acesso em: 17 dez. 2024.
LILLIS, T.; TUCK, J. ‘Academic Literacies: a critical lens on writing and reading in the academy’. In: HYLAND, K.; SHAW, P. (orgs) The Routledge Handbook of English for Academic Purposes. London/New York: Routledge, p.30-43. 2015.
LOCK, S. What is the AI chatbot phenomenon ChatGPT and could it replace humans?. Manchester, 05 dez. 2022.The Guardian: theguardian.com. Disponível em: https://www.theguardian.com/technology/2022/dec/05/what-is-ai-chatbot-phenomenon-chatgpt-and-could-it-replace-humans. Acesso em: 05 dez. 2024.
MANJOO, Farhad. "How Do You Know a Human Wrote This?" International New York Times, v. 31, 2020. Disponível em: link.gale.com/apps/doc/A631061734/AONE?u=anon~7f5921a4&sid=googleScholar&xid=21dc03cc. Acesso em: 3 abr. 2024.
MIJWIL, M. M., ALJANABI, M.; ALI, A. H. “ChatGPT: Exploring the Role of Cybersecurity in the Protection of Medical Information,” Mesopotamian journal of cybersecurity, v. 2, n. 1, 2023, pp:18-21. Disponível em: https://doi.org/10.58496/MJCS/2023/004. Acesso em: 3 abr. 2024.
MIJWIL, M.; ALJANABI, M. ChatGPT: towards artificial intelligence-based cybersecurity: the practices and ChatGPT generated ways to combat cybercrime. Iraqi J. Comput. Sci. Math., Baghdad, v. 4, n. 1, 2023. p. 65–70. Disponível em: https://doi.org/10.52866/ijcsm.2023.01.01.0019. Acesso em: 10 set. 2024.
NOAIN-SÁNCHEZ, A. Addressing the impact of artificial intelligence on journalism: the perception of experts, journalists and academics. Commun. Soc., Pamplona, v. 35, n. 3, 2022. p. 105–121. Disponível em: https://doi.org/10.15581/003.35.3.105-121. Acesso em: 10 set. 2024.
NGUYEN, A.; NGO, H. N.; HONG, Y.; DANG, B.; NGUYEN, B-P. T. Ethical principles for artificial intelligence in education. Educ Inf Technol, v. 28, n; 64221–4241, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10639-022-11316-w. Acesso em: 3 abr. 2024.
OPENAI. ChatGPT. [S.l.], 2022. CHATGPT: chat.openai. Disponível em: https://chat.openai.com. Acesso em: 10 set. 2024.
O'CONNOR, S. ChatGPT, open artificial intelligence platforms in nursing education: tools for academic progress or abuse? Nurse Educ. Pract., [S.l.] v. 66, 2022. p. 103537. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2022.103537. Acesso em: 10 set. 2024.
PAVLIK, J. V. Collaborating with ChatGPT: considering the implications of generative artificial intelligence for journalism and media education. J. Mass Commun. Educat., [S.l.], v. 78, n. 1, 2023. p. 84–93. Disponível em: https://doi.org/10.1177/10776958221149577. Acesso em: 10 set. 2024.
ROOSE, K. The brilliance and weirdness of ChatGPT. New York, 12 maio 2022.The New York Times: nytimes.com. Disponível em: https://www.nytimes.com/2022/12/05/technology/chatgpt-ai-twitter.html. Acesso em: 07 dez. 2024.
RODRIGUES, G. S.; BRANDÃO, V. R. A.; TRIVELATO, R. M. S. ChatGPT uma ferramenta para a pesquisa científica?. Código 31: revista de informação, comunicação e interface, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, 2024. Disponível em: https://revista.fumec.br/index.php/codigo31/article/view/9916. Acesso em: 07 dez. 2024.
RUDOLPH, J.; TAN, S.; TAN, S. ChatGPT: bullshit spewer or the end of traditional assessments in higher education? J. Appl. Learn. Teach., Singapore, v. 6, n. 1, p. 1-22. 2022. Disponível em: https://journals.sfu.ca/jalt/index.php/jalt/article/view/689. Acesso em: 07 dez. 2024.
SANTOS, S. M. A. V. GUIMARÃES, C. D.; DEMUNER, J. A.; ORTIZ, L.; MEROTO, M. B. das N.; DE ALENCAR, M. S.; DA SILVA, R. G.; NARCISO, R. Inteligência artificial: uma nova fronteira na educação básica. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 17, n. 1, p. 4499-4512, 2024. DOI: 10.55905/revconv.17n.1-268. Disponível em: https://doi.org/10.55905/revconv.17n.1-268. Acesso em: 21 set. 2024.
SILVA, D.T.F. Artigo acadêmico como prática de letramento na formação de professores de língua portuguesa. 2022. 137f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2022. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFCG_c6679f62651c891eb816451cdd0cbabd. Acesso em: 07 dez. 2024.
SILVA, V. L. Ética e responsabilidade na era da inteligência artificial: aprendizagem digital no chat GPT. 2023. 27 p. Monografia (Especialização em Mídia e Educação) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação, Universidade Federal do Pampa/ Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023. Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br/handle/riu/8334. Acesso em: 07 dez. 2024.
SOUZA, M. N. M. de.; LIMA, P. V. P. de .; SANTOS, K. V. G. dos; LOPES, C. Do GPT 3 ao CHATGPT: potencialidades e alertas no enfoque da produção acadêmica brasileira: . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 47, p. 599–620, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10222348. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2732. Acesso em: 21 nov. 2024.
STREET, B. Dimensões “escondidas” na escrita de artigos acadêmicos. Perspectiva, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 541–567, 2010. DOI: 10.5007/2175-795X.2010v28n2p541. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p541. Acesso em: 17 dez. 2024.
THORP, H. H. ChatGPT is fun, but not an author. Science. v. 27, n. 379, 2023. Disponível em: https://www.science.org/doi/10.1126/science.adg7879. Acesso em: 17 dez. 2024.
TÚÑEZ-LÓPEZ, J. M.; TOURAL-BRAN, C.; CACHEIRO-REQUENJO, S. Uso de bots y algoritmos para automatizar la redacción de notícias: percepción y actitudes de los periodistas en España. El Prof. Inf., Barcelona, v. 27, n. 4, 2018. P. 750–758. Disponível em: https://doi.org/10.3145/epi.2018.jul.04. Acesso em: 10 set. 2024.
ZAVALA, V. Quem está dizendo isso? Letramentos acadêmicos, identidade e poder no ensino superior. In: VÓVIO, C.; SITO, L.; DE GRANDE, P. Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisas em linguística aplicada. Mercado de Letras : Campinas, 2010. p. 71-79.
ZHAI, X. ChatGPT user experience: implications for education.Social Science Research Network, [S.l.], 2023. Disponível em: https://doi.org/10.2139/ssrn.4312418. Acesso em: 10 set. 2024.
ZHAI, X. ChatGPT for next generation science learning. Social Science Research Network, [S.l.], 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3589649. Acesso em: 10 set. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Danielly Thaynara da Fonseca Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.