Apresentação da editora deste número

Autores

  • Marta Ligia Pomim Valentim UNESP - Marília - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2004v9nesp1pii

Resumo

A inteligência competitiva (I.C.) tem sido objeto de pesquisa, por parte de diferentes pesquisadores da área de Ciência da Informação, uma vez que a maior parte das atividades inerentes a ela, estão ligadas a dados, informação e conhecimento. A Ciência da Informação, que possui como objeto de estudo a informação e, por conseqüência, o conhecimento, por isso mesmo tem o compromisso de conhecer melhor os problemas ligados a esse fenômeno. Do mesmo modo, a sociedade brasileira em geral, e mais especificamente o setor produtivo, precisa explorar a I.C., visando maior competitividade econômica do país, assim como necessita utilizá-la como um recurso estratégico competitivo e necessário à consolidação da sociedade da informação. Este número da revista Encontros Bibli - Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, publicada pelo Departamento de Ciência da Informação, da Universidade Federal de Santa Catarina, apresenta seis artigos que abordam o tema inteligência competitiva, sob diferentes enfoques. O primeiro artigo pretende discutir as significações dos termos ‘gestão do conhecimento’ e ‘organização do saber’ ou ‘organização do conhecimento’, visando contribuir para a consolidação da base teórica e epistemológica da Ciência da Informação. Na mesma linha o segundo artigo, Inteligência Social e Inteligência Competitiva, resgata os conceitos de inteligência social e coletiva no contexto da Sociedade da Informação, vinculando-as aos ambientes organizacionais. A aplicação da I.C. no contexto produtivo é o tema do terceiro artigo. Os autores mostram como a inteligência competitiva pode contribuir para fortalecer arranjos produtivos locais, principalmente no ambiente das pequenas e médias empresas industriais. O quarto artigo trata da inteligência competitiva aplicada à marca de uma organização e, nesse sentido, de que forma a I.C. pode proporcionar uma vantagem competitiva sustentável a ela. A prospecção e o monitoramento informacional, atividades base da inteligência competitiva, ocorrem a partir de diferentes atividades informacionais; o papel dessas atividades é essencial, pois elas alimentam todo o processo de I.C. Assim, o quinto artigo resgata os conceitos, as características etc., dessas atividades. O sexto e último artigo trata da análise sobre conceitos e técnicas de I.C. e Gestão do Conhecimento (G.C.), realizada por meio da ferramenta Text Mining, em três bases de dados do ISI Web of Science, no período de 1990 a 2003, visando mapear a evolução de publicação sobre esses temas. Aos leitores do Encontros Bibli esperamos que, de algum modo, as contribuições desse número possam trazer informações relevantes à construção da área de Ciência da Informação no país.

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Biografia do Autor

Marta Ligia Pomim Valentim, UNESP - Marília - SP

Marta Lígia Pomim Valentim é doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 2001. Mestre pela PUC-Campinas, em 1995. Docente de graduação e pós-graduação Lato e Stricto Sensu da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Pesquisadora do CNPq na área de inteligência competitiva organizacional. Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. Coordena o projeto de pesquisa Inteligência Competitiva Organizacional. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/1484808558396980

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Publicado

2004-01-01

Como Citar

VALENTIM, Marta Ligia Pomim. Apresentação da editora deste número. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. ii, 2004. DOI: 10.5007/1518-2924.2004v9nesp1pii. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2004v9nesp1pii. Acesso em: 4 mar. 2024.

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