A organização do conhecimento como espaço de articulação de comunidades discursivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e92002

Palavras-chave:

Organização do conhecimento, Comunidades discursivas, Auto-organização

Resumo

Introdução: A organização do conhecimento constitui uma construção cultural, permeada por valores situados no espaço e no tempo, e caracterizada por uma natureza helicoidal - circular aberta e ascendente – aspecto que reflete a dinâmica das comunidades discursivas nela interagentes, permeadas por forças sociais transformadoras e por uma ética de reciprocidades entre os indivíduos comunicantes.

Objetivos: Busca-se discutir a natureza e as características da tríade de comunidades discursivas ali interagentes – do produtor, do usuário e do organizador/mediador - notadamente em uma perspectiva de auto-organização e em um movimento dinâmico de configuração helicoidal como uma alternativa para melhor compreender os processos, instrumentos e produtos envolvidos.

Métodos: Trata-se de uma reflexão de cunho teórico-especulativo, pautada em que um recorte da literatura internacional sobre organização do conhecimento em sua vertente sociocultural cotejado com as questões relativas às comunidades discursivas de modo subsidiar a argumentação sobre a natureza comunicativa desse contexto.

Resultados: Evidencia-se a necessidade de se considerar  que os responsáveis pelo desenvolvimento dos processos de organização e representação do conhecimento assim como os responsáveis pela idealização e elaboração de sistemas de organização do conhecimento constituem igualmente uma comunidade discursiva que, por sua vez, deve estar em plena consonância com as duas outras de modo a propiciar uma ética transcultural de mediação que inclua as diferentes vertentes culturais e suas relações de modo a garantir uma efetiva garantia cultural.

Conclusão: Considerando que a organização do conhecimento constitui uma necessidade humana ao longo da história, acredita-se que a noção de auto-organização na tríade de comunidades discursivas envolvidas na organização do conhecimento – a da produção, a da recepção e a do tratamento – quando compreendida nos termos de uma visão sinergética, epistemológica e ontológica, confere maior significado teórico e melhor explicitação aos processos, instrumentos e produtos envolvidos.

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Biografia do Autor

Walter Clayton de Oliveira, Mato Grosso State University

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente é assessor técnico da Supervisão Central de Bibliotecas da Universidade do Estado de Mato Grosso, monitorando e controlando as atividades técnicas e administrativas da unidade que compõem o sistema de informação e documentação da universidade. 

José Augusto Chaves Guimarães, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1981), graduação em Direito pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha (1981), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989) , doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994), livre-docência em Análise documentária pela Universidade Estadual Paulista (2000). Realizou estágio pós-doutoral na Universidad Carlos III de Madrid (2008-2009). Desde 2009 ocupa o cargo de Professor Titular do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em Marília-SP. 

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Publicado

2023-09-28

Como Citar

OLIVEIRA, Walter Clayton de; GUIMARÃES, José Augusto Chaves. A organização do conhecimento como espaço de articulação de comunidades discursivas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 28, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5007/1518-2924.2023.e92002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/92002. Acesso em: 15 nov. 2024.