Práticas e políticas de ciência aberta em universidades públicas: o caso da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2024.e98432Palavras-chave:
Conhecimento científico aberto, Infraestrutura aberta, Ciência cidadã, Política científicaResumo
Objetivo: O artigo apresenta os resultados de um estudo de caso que examina as práticas e políticas de Ciência Aberta (CA) na Universidade Nacional de Córdoba (UNC), a segunda maior universidade da Argentina. O estudo concentra-se em três dos quatro pilares da OS, conforme definidos pela UNESCO em 2021: conhecimento científico aberto, infraestruturas de ciência aberta e engajamento aberto com atores sociais, especialmente a ciência cidadã.
Método: Em meados de 2021, foi implementada uma pesquisa apoiada pelas Secretarias de Ciência e Tecnologia de diversas escolas, direcionada a professores e pesquisadores da UNC. Com base nesses dados primários, aprofundamos em casos selecionados por meio da análise de fontes secundárias. Além disso, foram realizadas consultas com informantes-chave, incluindo líderes de projetos de Ciência Aberta, participantes e pessoal administrativo universitário.
Resultado: No domínio do conhecimento científico aberto, o Acesso Aberto (AA) destaca-se como a atividade mais desenvolvida, respaldada por um repositório institucional e uma crescente coleção de mais de 100 periódicos de AA diamante. Outras práticas, como dados de pesquisa abertos, software e hardware abertos, e recursos educacionais abertos, têm uma presença menos expressiva. No contexto das infraestruturas científicas e acadêmicas, plataformas abertas implementadas localmente coexistem com um número crescente de serviços comerciais terceirizados. Projetos emergentes de ciência cidadã são evidentes em diversos campos, enquanto nas ciências sociais e humanidades, ocasionalmente, se cruzam com iniciativas de extensão universitária.
Conclusões: As universidades públicas constituem um pilar fundamental na produção de conhecimento na Argentina e na América Latina como um todo. Compreender a dinâmica e o apoio local para a Ciência Aberta é essencial. Este estudo contribui para capturar tendências, implementações e impactos relevantes para a região.
Downloads
Referências
ABADAL, Ernest; ANGLADA, Lluís. Ciencia abierta: cómo han evolucionado la denominación y el concepto. Anales de Documentación, v. 23, n. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.6018/analesdoc.378171. Available at: https://revistas.um.es/analesdoc/article/view/378171. Accessed February 2, 2024.
ABRATTE, J. P. Educación y territorios. Pensar lo público en las prácticas extensionistas. Revista E+E. estudios de extensión en humanidades, v. 6, n. 7, p. 11-15, 2019. Available at: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/EEH/article/view/24204. Accessed February 2, 2024.
AGUADO-LÓPEZ, Eduardo; VARGAS ARBELÁEZ, Esther Juliana. Reapropiación del conocimiento y descolonización: el acceso abierto como proceso de acción política del sur. Revista Colombiana de Sociología, v. 39, n. 2, p. 69-88, 2016. DOI: https://doi.org/10.15446/rcs.v39n2.58966. Available at: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-159X2016000200069. Accessed June 6, 2024.
ALBAGLI, Sarita; MACIEL, Maria Lucia; ABDO, Alexandre Hannud (org.). Ciência aberta, questões abertas. Brasilia: IBICT, Rio de Janeiro: UNIRIO, 2015. E-book. Available at: http://livroaberto.ibict.br/handle/1/1060. Accessed February 2, 2024.
ANDRADE MAIA, Francisca Clotilde de; GUEDES FARIAS, Maria Giovanna. Revisão por pares aberta: uma análise dos periódicos científicos indexados no Directory of Open Access Journals. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 26, 2021. DOI: 10.5007/1518-2924.2021.e79506. Available at: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/79506. Accessed February 5, 2024.
ANSENUZA. Repositorio Materiales educativos UNC. 2023. Available at: https://ansenuza.unc.edu.ar/. Accessed February 5, 2024.
ARANCIO, Julieta Cecilia. Fabricaciones desde el diálogo: hardware científico abierto y democratización de la producción de conocimiento en la “periferia”. 2021. Doctoral dissertation (PhD in Science and Technology). Universidad Nacional de Quilmes, Bernal, 2021. Available at: http://ridaa.unq.edu.ar/handle/20.500.11807/3109
ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de; APPEL, André Luiz. O financiamento de projetos de pesquisa em ciência aberta: análise de dados da base Dimensions. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 26, n. Especial, p. 1–19, 2021. DOI: 10.5007/1518-2924.2021.78828. Available at: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/78828. Accessed February 4, 2024.
ARGENTINA.GOB.AR. Ciencia Ciudadana. Available at: https://www.argentina.gob.ar/ciencia/sact/ciencia-ciudadana. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, 2023. Accessed February 5, 2024.
ARZA, Valeria; FRESSOLI, Mariano. Prácticas de ciencia abierta: Instrumento para su análisis ilustrado con información de proyectos científicos argentinos. Redes: Revista de estudios sociales de la ciencia, v. 25, n. 48, p. 85-131, 2019. Available at: https://revistaredes.unq.edu.ar/index.php/redes/article/view/63. Accessed February 2, 2024.
ASINSTEN, Julián; CLINIO, Anne; FRESSOLI, Mariano; ROCHA, Luana; ROITBARG, Rocío, SOACHA, Karen. Ciencia Abierta y la pandemia de Covid-19: Respuestas, desafíos e innovaciones en Argentina, Brasil y Colombia. Bogotá: Fundación Karisma, 2022. Report. Available at: https://web.karisma.org.co/el-papel-de-la-ciencia-abierta-en-la-contencion-del-covid-19-en-america-latina. Accessed February 2, 2024.
BABINI, Dominique; ROVELLI, Laura. Tendencias recientes en las políticas científicas de ciencia abierta y acceso abierto en Iberoamérica. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Fundación Carolina, CLACSO, 2020. E-book. Available at: http://hdl.handle.net/10760/40955. Accessed February 2, 2024.
BEIGEL, M. F. Culturas [evaluativas] alteradas. Política Universitaria, v. 2, p. 12-21, 2015. Available at: http://hdl.handle.net/11336/43518. Accessed February 2, 2024.
BEIGEL, M. F. El proyecto de ciencia abierta en un mundo desigual. Relaciones Internacionales, n. 50, p. 163-181, 2022. DOI: https://doi.org/10.15366/relacionesinternacionales2022.50.008. Available at: https://revistas.uam.es/relacionesinternacionales/article/view/15331. Accessed February 2, 2024.
BEIGEL, María Fernanda; GALLARDO, Osvaldo. Estudio de accesibilidad de las publicaciones argentinas y gastos en article processing charges en la Agencia I+d+i: 2013-2020. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CIECTI, 2022. Dossier. Available at: http://www.ciecti.org.ar/7-estudio-de-accesibilidad-de-las-publicaciones-argentinas-y-gastos-en-article-processing-charges-en-la-agencia-idi-2013-2020/. Accessed February 2, 2024.
BOAI. La Budapest Open Access Initiative: Recomendaciones en su 20º aniversario. 2022. Available at: https://www.budapestopenaccessinitiative.org/boai20/boai20-spanish-translation/. Accessed February 5, 2024.
BOSHOFF, N. Neo-colonialism and research collaboration in Central Africa. Scientometrics, v. 81, n. 2, p. 413-434, 2009. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-008-2211-8. Accessed February 2, 2024.
BOTERO, C. Ciencia abierta desde el sur. Arbor, v. 197, n. 799, a594, 2021. Available at: https://arbor.revistas.csic.es/index.php/arbor/article/view/2408. Accessed February 2, 2024.
BUTLER, Leigh-Anne; MATTHIAS, Lisa; SIMARD, Marc-André; MONGEON, Phillipe; HAUSTEIN, Stefanie. The Oligopoly’s Shift to Open Access. How the Big Five Academic Publishers Profit from Article Processing Charges. Quantitative Science Studies, p. 1-22, 2023. DOI: https://doi.org/10.1162/qss_a_00272. Accessed February 2, 2024.
CBA24N. La UNC se prestigia a través de sus publicaciones. cba24n, Córdoba, December 12, 2021. Available at: https://www.cba24n.com.ar/cordoba/la-unc-se-prestigia-a-traves-de-sus-publicaciones_a61b65f1944600155430e480e. Accessed February 2, 2024.
COMITÉ ASESOR EN CIENCIA ABIERTA Y CIUDADANA. Diagnóstico y lineamientos para una política de ciencia abierta en Argentina. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación, 2022. Available at: https://back.argentina.gob.ar/sites/default/files/2023/01/documento_final_comite_cayc_-_dic_22.pdf. Accessed February 4, 2024.
DAGNINO, Renato; THOMAS, Hernán; COSTA, Greiner; GOMES, Erasmo. Metodologia de análise de políticas públicas. In: COSTA, G.; DAGNINO, R. (org.). Gestão estratégica em políticas públicas. Campinas: Alínea Editora, 2002, p. 51-113.
DE FILIPPO, Daniela; D’ONOFRIO, María Guillermina. Alcances y limitaciones de la ciencia abierta en Latinoamérica: Análisis de las políticas públicas y publicaciones científicas de la región. Hipertext.net, v. 19, p. 32-48, 2019. DOI: https://doi.org/10.31009/hipertext.net.2019.i19.03. Available at: https://raco.cat/index.php/Hipertext/article/view/360106. Accessed February 4, 2024.
DE GIUSTI, M. R. Ciencia abierta: el corazón del problema. Informatio, v. 27, n. 1, p. 309-335, 2022. Available at: https://informatio.fic.edu.uy/index.php/informatio/article/view/335. Accessed February 4, 2024.
FOLEC. Una nueva evaluación académica y científica para una ciencia con relevancia social en América Latina y el Caribe. México: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2022. Available at: https://www.clacso.org/una-nueva-evaluacion-academica-y-cientifica-para-una-ciencia-con-relevancia-social-en-america-latina-y-el-caribe. Accessed June 6, 2024.
FRESSOLI, Mariano; DE FILIPPO, Daniela. Nuevos escenarios y desafíos para la ciencia abierta. Entre el optimismo y la incertidumbre. Arbor, v. 197, n. 799, a586, 2021. DOI: https://doi.org/10.3989/arbor.2021.799001. Available at: https://arbor.revistas.csic.es/index.php/arbor/article/view/2401. Accessed February 4, 2024.
FRY, Jenny; SCHROEDER, Ralph; DEN BESTEN, Matthijs. Open science in e‐science: contingency or policy? Journal of Documentation, v. 65, n. 1, p. 6-32, 2009. DOI: https://doi.org/10.1108/00220410910926103. Accessed February 4, 2024.
GIORDANA, P. “Suquía”, el repositorio digital de la arqueología de Córdoba. In: Alfilo, Córdoba, September 19, 2016. Available at: https://ffyh.unc.edu.ar/alfilo/suquia-el-repositorio-digital-de-la-arqueologia-de-cordoba. Accessed February 4, 2024.
HURTADO DE MENDOZA, Diego Fabián; ZUBELDÍA BRENNER, Lautaro. El rol de las universidades públicas argentinas en el desarrollo económico. Política Universitaria, n. 4, p. 24-33, 2017. Available at: http://hdl.handle.net/11336/77299. Accessed June 6, 2024.
IZETA, Andrés; PRADO, Isabel; CATTÁNEO, Roxana. Sentando las bases para una Arqueología Digital en Argentina. El rol de las infraestructuras digitales para la investigación. InterSecciones en Antropología, v. 22, n. 1, p. 97-111, 2021. DOI: https://doi.org/10.37176/iea.22.1.2021.595. Available at: https://interseccionesantro.soc.unicen.edu.ar/index.php/intersecciones/article/view/595. Accessed February 4, 2024.
MAGALLANES UDOVICICH, Mariana Loreta; MORERO, Hernán Alejandro; MORENO LÓPEZ, Alejandra; VÉLEZ , Juan Gabriel. El rol de la Universidad en la ciencia abierta. Integración Y Conocimiento, v. 12, n. 2, p. 90-116, 2023. DOI: https://doi.org/10.61203/2347-0658.v12.n2.42037. Available at: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/42037. Accessed February 4, 2024.
MAURO, Agustín; CÉSPEDES, Lucía; ZANOTTI, Agustín. Open science cases at UNC. OSF [project], version 1, 2024. https://doi.org/10.17605/OSF.IO/UPG7Y
MELERO, Remedios; URIBE TIRADO, Alejandro; ARMENGOU, Clara. Conocimiento científico abierto, difusión y acceso a la producción académica. Ideas para un debate. Hipertext. net, n. 27, p. 1-4, 2023. DOI: https://doi.org/10.31009/hipertext.net.2023.i27.01. Available at: https://raco.cat/index.php/Hipertext/article/view/422167. Accessed February 4, 2024.
MÉNDEZ, E. Open Science por defecto. La nueva normalidad para la investigación. Arbor, v. 197, n. 799, a587, 2021. DOI: https://doi.org/10.3989/arbor.2021.799002. Available at: https://arbor.revistas.csic.es/index.php/arbor/article/view/2402. Accessed February 4, 2024.
MINCYT - MINISTERIO DE CIENCIA, TECNOLOGÍA E INNOVACIÓN. Ciencia Abierta y Ciudadana. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, 2023. Available at: https://www.argentina.gob.ar/ciencia/sact/ciencia-abierta-y-ciudadana. Accessed February 4, 2024.
MINCYT - MINISTERIO DE CIENCIA, TECNOLOGÍA E INNOVACIÓN. Sistema Nacional de Repositorios Digitales. 2024. Available at: https://repositoriosdigitales.mincyt.gob.ar/vufind/. Accessed February 5, 2024.
NARDI, A. M. El cambio de paradigma en la comunicación científica. Ciencia abierta en la universidad: Desafíos y obstáculos. In: 19A JORNADA SOBRE LA BIBLIOTECA DIGITAL UNIVERSITARIA (JBDU), 2021, Buenos Aires.
NARDI, Alejandra Marcel; YRUSTA, Lucas. Ciencia Abierta y los desafíos de la Oficina de Conocimiento Abierto de la UNC. In: 12A JORNADA SOBRE LA BIBLIOTECA DIGITAL UNIVERSITARIA, 2014, Salta.
OFICINA DE CONOCIMIENTO ABIERTO. Requisitos para el portal. Available at: https://oca.unc.edu.ar/requisitos-para-el-portal/. N/D. Accessed October 27, 2022.
OPENSOURCE.COM. What is open hardware? Available at: https://opensource.com/resources/what-open-hardware. N/D. Accessed February 5, 2024.
PAGANO, Miguel; GARCÍA, Luis Ignacio. Cuarentena, educación y virtualidad. Indómita, April 10, 2020. Available at: https://indomita.conadu.org.ar/capital-docente/cuarentena-educacion-y-virtualidad-por-miguel-pagano-y-luis-ignacio-garcia/. Accessed February 4, 2024.
PAGOLA, Lila Isabel; ZANOTTI, Agustín; GRASSO, Mauricio. Reflexiones sobre modalidades pedagógicas, plataformización y educación en la universidad pública pospandemia. InMediaciones De La Comunicación, v. 19, n. 1, p. 283-300, 2023. DOI: https://doi.org/10.18861/ic.2024.19.1.3572. Available at: https://revistas.ort.edu.uy/inmediaciones-de-la-comunicacion/article/view/3572. Accessed February 4, 2024.
PEREYRA, Liliana V.; MATTIO, Eduardo; DOMINGUEZ, Alejandra; OLIVA, Marcos; NATTA, Pablo; SAFFE, Juan. En gestión: Trayectorias y desafíos en torno a la gestión de la extensión hoy en la UNC. E+E: Estudios de Extensión en Humanidades, v. 6, n. 8, p. 2-15, 2019. Available at: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/EEH/article/view/26157. Accessed February 4, 2024.
POSTA PROJECT. POSTA. Proyectos Open Source de Tecnologías Asistivas. 2023. Available at: https://www.postaproject.org/. Accessed February 5, 2024.
PRIETO MENA, D. Ciencia Abierta: desafíos y oportunidades para Uruguay y el Sur Global. Informatio, v. 27, n. 1, p. 253-283, 2022. DOI: https://doi.org/10.35643/Info.27.1.5. Available at: https://informatio.fic.edu.uy/index.php/informatio/article/view/336. Accessed February 4, 2024.
RED PLACTS. Propuestas para una política soberana en materia de publicaciones científicas. Ciencia, tecnología y política, v. 5, n. 9, 086, 2022. DOI: https://doi.org/10.24215/26183188e086. Available at: https://revistas.unlp.edu.ar/CTyP/article/view/14522. Accessed February 4, 2024.
RDU. Repositorio Digital de la UNC. 2023. Available at: https://rdu.unc.edu.ar/
ROBOTICARO.ORG. Robótica Educativa. 2022. Available at: https://roboticaro.org/
RODRIGUES, Marcello Mundim; LOURENÇO, Cíntia de Azevedo; DIAS, Guilherme Ataíde. A natureza de conjuntos de dados científicos em repositórios sul-americanos: um levantamento de formatos e extensões. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 27, n. 1, p. 1–26, 2022. DOI: 10.5007/1518-2924.2022.e85148. Available at: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/85148. Accessed February 5, 2024.
ROSS-HELLAUER, Tony; REICHMANN, Stefan; COLE, Nicki Lisa; FESSL, Angela; KLEBEL, Thomas; PONTIKA, Nancy. Dynamics of cumulative advantage and threats to equity in open science: A scoping review. Royal Society Open Science, v. 9, n. 1, 211032, 2022. DOI: https://doi.org/10.1098/rsos.211032. Available at: https://royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rsos.211032. Accessed February 4, 2024.
SATUR.AR. Software para metodologías de investigación cualitativas. 2023. Available at: http://satur.ar/. Accessed February 5, 2024.
SCOSS. The Global Sustainability Coalition for Open Science Services. 2022. Available at: https://scoss.org/. Accessed February 5, 2024.
SILVEIRA, Lúcia da et al. Taxonomia da Ciência Aberta: revisada e ampliada. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 28, p. 1–22, 2023. DOI: 10.5007/1518-2924.2023.e91712. Available at: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/91712. Accessed February 4, 2024.
SIMARD, Marc-André; GHIASI, Gita; MONGEON, Philippe; LARIVIÈRE, Vincent. National differences in dissemination and use of open access literature. PLOS ONE, v. 17, n. 8, e0272730, 2022. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0272730. Accessed February 4, 2024.
SUQUÍA. Repositorio Digital del Programa de Arqueología Digital. 2023. Available at: https://suquia.ffyh.unc.edu.ar/. Accessed February 5, 2024.
UNC - UNIVERSIDAD NACIONAL DE CÓRDOBA. Programa RAM. Available at: https://ram.unc.edu.ar/. 2022a. Accessed February 5, 2024.
UNC - UNIVERSIDAD NACIONAL DE CÓRDOBA. La UNC forma parte del nuevo Comité Asesor en Ciencia Abierta y Ciudadana. 2022b. Available at: https://www.unc.edu.ar/comunicaci%C3%B3n/la-unc-forma-parte-del-nuevo-comit%C3%A9-asesor-en-ciencia-abierta-y-ciudadana. Accessed February 5, 2024.
UNC - UNIVERSIDAD NACIONAL DE CÓRDOBA. Sobre la UNC. 2023a. Available at: https://www.unc.edu.ar/sobre-la-unc/. Accessed February 5, 2024.
UNC - UNIVERSIDAD NACIONAL DE CÓRDOBA. Universidad Abierta. 2023b. Available at: https://www.unc.edu.ar/innovaci%C3%B3n/universidad-abierta. Accessed February 5, 2024.
UNESCO. Recommendation on Open Educational Resources (OER). 2019. Available at: https://en.unesco.org/about-us/legal-affairs/recommendation-open-educational-resources-oer. Accessed February 5, 2024.
UNESCO. Consulta Regional Virtual sobre la Recomendación de la UNESCO en Ciencia Abierta. 2020. Available at: https://es.unesco.org/sites/default/files/reporte_de_la_consulta_regional_sobre_ciencia_abierta_23-9.pdf. Accessed February 5, 2024.
UNESCO. Unesco Recommendation on Open Science. 2021. Available at: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949. Accessed February 5, 2024.
UNESCO. Unesco Open Science Outlook 1: Status and trends around the world. 2023. Available at: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000387324. Accessed February 5, 2024.
VAN ZWANENBERG, Patrick; FRESSOLI, Mariano; ARZA, Valeria; SMITH, Adrian; MARIN, Anabel. Open and Collaborative Developments. Working paper 98, STEPS Centre, Brighton, UK, July 27, 2017. Available at: https://opendocs.ids.ac.uk/opendocs/handle/20.500.12413/13128. Accessed February 5, 2024.
ZANOTTI, A. El software libre y su difusión en Argentina: mercado, Estado, sociedad. Poliantea, v. 11, p. 147-166, 2015. DOI: https://doi.org/10.15765/plnt.v11i21.707. Available at: https://journal.poligran.edu.co/index.php/poliantea/article/view/707. Accessed February 4, 2024.
ZANOTTI, Agustín; ISOGLIO, Antonela; PICCOTTO, Natalia. Implementación de la política nacional de acceso abierto en tres instituciones argentinas. Palabra Clave (La Plata), v. 10, n. 2, e123, 2021. DOI: https://doi.org/10.24215/18539912e123. Available at: https://www.palabraclave.fahce.unlp.edu.ar/article/view/PCe123. Accessed February 4, 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Agustín Zanotti; Lucía Céspedes, Agustín Mauro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.