Aprendizagem profissional: a docência na biblioteconomia

Autores/as

  • Edileuda Soares Diniz Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
  • Ademar de Lima Carvalho Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2010v15n30p74

Palabras clave:

Pesquisa qualitativa, Formação de professor, Docência no ensino superior, Biblioteconomia

Resumen

Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, cuja finalidade esteve voltada para conhecer a trajetória da aprendizagem profissional da docência dos professores substitutos do Curso de Biblioteconomia da UFMT/Campus de Rondonópolis dos anos de 2005 a 2007.  Buscou-se especificamente examinar como esses docentes substitutos apreendem sua prática pedagógica. A metodologia que mais se adequou ao propósito do estudo foi a investigação qualitativa em educação, tendo-se o diário como técnica escolhida, por ser o instrumento apropriado a esse tipo de pesquisa, de modo a possibilitar a coleta de dados por meio da produção reflexiva do total dos cinco participantes da pesquisa. Constatou-se, ao final, a necessidade de um preparo adequado para exercer a profissão de professor no ensino superior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edileuda Soares Diniz, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Mestre em Biblioteconomia. Professora do Curso de Biblioteconomia na  Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Ademar de Lima Carvalho, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Doutor  em Educação

Professor do Departamento de Educação

 Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Publicado

2010-08-17

Cómo citar

DINIZ, Edileuda Soares; CARVALHO, Ademar de Lima. Aprendizagem profissional: a docência na biblioteconomia. Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información., [S. l.], v. 15, n. 30, p. 74–90, 2010. DOI: 10.5007/1518-2924.2010v15n30p74. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15n30p74. Acesso em: 11 may. 2024.

Número

Sección

Artículos