Avaliação da acessibilidade digital no repositório institucional RIMA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: uma análise para além da tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e105768Palavras-chave:
Acessibilidade digital, Repositório institucional, Pessoas com deficiência, Conteúdos da Informação, Comunicação e Acesso à InformaçãoResumo
Objetivo: Analisar os aspectos de acessibilidade em ambientes digitais aplicados à organização da informação, buscando identificar se os critérios estabelecidos pelos padrões World Wide Web (W3C) Consortium estão sendo observados no repositório institucional da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, bem como se os documentos depositados são acessíveis.
Método: Trata-se de pesquisa exploratória e aplicada, cujos procedimentos envolveram: análise da página do Repositório Institucional de Múltiplos Acervos (RIMA) para avaliar os recursos de acessibilidade disponíveis, aplicação do Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios e realização de teste com 10 documentos para verificar se são acessíveis.
Resultado: Apresenta os repositórios como ferramentas de metainformação cujas funcionalidades estão em constante aprimoramento para promover a acessibilidade documental, garantindo a todos a igualdade de acesso, tanto à informação quanto aos recursos multimídia disponíveis. Aponta a Inteligência Artificial com um recurso promotor de acessibilidade em sites e repositórios. Discute a questão sob a perspectiva das políticas públicas tendo como referência as disposições contidas na Lei Brasileira de Inclusão.
Conclusões: Conclui com recomendações com vista à observância das normativas legais, aplicação dos princípios W3C, e inclusão de recursos de Tecnologias Assistivas que otimizem a acessibilidade, como aumento e diminuição de fontes e contrastes, texto alternativo e símbolo de acessibilidade em destaque no site, bem como uma política para gerenciar os conteúdos do repositório.
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Referências
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