Compreensão do Editor Científico sobre a Ciência Aberta: Estudo do programa editorial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.78660Palavras-chave:
Periódicos Científico, Ciência Aberta, Editores Científicos, Editoração Científica, Editoração de PeriódicoResumo
Objetivo: objetiva reconhecer a compreensão dos editores dos periódicos contemplados pelo edital 2019 do Programa Editorial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sobre as práticas de ciência aberta que podem ser aplicadas ao processo editorial de cada periódico.
Método: desenvolve uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa desenvolvida em duas partes. A primeira parte descreve o perfil dos periódicos. A segunda parte aplica um questionário eletrônico para os editores das 51 revistas e obteve 23 respostas. Os dados são organizados, apresentados e analisados a partir de gráficos e tabelas com o software Excel e o questionário foi elaborado por meio da ferramenta Formulários do Google.
Resultado: as ações de acesso aberto, gestão de dados científicos abertos, uso de licenças Creative Commons, o uso de métricas alternativas e o aceite de preprints foram indicados pela maioria dos respondentes como importantes ou muito importantes. A revisão por pares aberta e a publicação de artigos de dados foram classificadas como nada importantes ou pouco importantes pela maioria dos editores.
Conclusões: os editores compreendem o conceito e conhecem a maioria das práticas de ciência aberta, especialmente aquelas relacionadas à editoração científica. Há significativo desconhecimento sobre a prática de gestão, compartilhamento e reuso de dados científicos abertos, seja relacionado ao direito de autor e à documentação dos dados utilizados nas pesquisas. Os editores demonstram resistência à revisão por pares aberta.
Downloads
Referências
ALBAGLI, Sarita; CLINIO, Anne; RAYCHTOCK, Sabryna. Ciência Aberta: correntes interpretativas e tipos de ação. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 434-450, nov. 2014. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/view/749. Acesso em: 16 jun. 2015.
AMARAL, Janaynne Carvalho do; PRÍNCIPE, Eloísa. A revisão por pares no contexto da ciência aberta: uma breve apresentação. In: SHINTAKU, Milton; SALES, Luana Farias (org.) Ciência aberta para editores científicos. Botucatu: ABEC, 2019. p. 59-66. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Ciencia_aberta_editores_cientificos_Ebook.pdf#capitulo08. Acesso em: 30 nov. 2020.
ARAÚJO, Paula Carina de; LOPES, Maura Miranda. Análise dos periódicos contemplados no edital de 2019 do Programa Editorial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no contexto da ciência aberta. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 7., 2020, Salvador. Anais eletrônico [...]. Salvador: UFBA, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32385. Acesso em: 30 jun. 2021.
BEALL, Jeffrey. Scholarly publishing free for all. College Quarterly, Toronto, v. 16, n. 2, 2013. Disponível em: https://tinyurl.com/uuw84hl. Acesso em: 27 fev. 2020.
BELLIS, Nicola de. Bibliometrics and citation analysis: from the Science Citation Index to cybermetrics. Lanham, Maryland: The Scarecrow Press, 2009.
BERLIM. Berlin declaration on open access to knowledge in the science and humanities. Open Access Max-PlanckGesellschaft, 2003. Disponível: https://openaccess.mpg.de/Berlin-Declaration. Acesso em: 30 jun. 2021.
BETHESDA. Bethesda statement on open access publishing. Meeting on open access publishing, 2003. Disponível em: http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/bethesda.htm. Acesso em: 30 jun. 2021.
BRANCO, Sergio; BRITTO, Walter. O que é Creative Commons?: novos modelos de direito autoral em um mundo mais criativo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Qualis periódicos e classificação de produção intelectual. Brasília: CAPES, 18 jul. 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/wq4rttr. Acesso em: 10 fev. 2020.
BUDAPESTE. Budapeste open access initiative: read the Budapeste open access initiative. Hungria, 2002. Disponível em: http://www.budapestopenaccessinitiative.org/read. Acesso em: 17 jan. 2017.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Chamada CNPq No 19/2019: Programa Editorial. Brasília, DF: CNPq, 2019.
CURTY, Renata. Abordagens de reuso e a questão da reusabilidade dos dados científicos. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 177-193, nov. 2019. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4777. Acesso em: 30 nov. 2020.
MACHIN-MASTROMATTEO, Juan D.; TENNANT, Jonathan. Open science, open access and Latin America: a short conversation with Jon Tennant. Digital Library Perspectives, v. 36, n. 2, p. 207-210, 1 jan. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342007389_Open_science_open_access_and_Latin_America_a_short_conversation_with_Jon_Tennant. Acesso em: 30 nov. 2020.
MONTEIRO, Gabriela; LUCAS, Elaine R. Oliveira. Dados científicos abertos: políticas de financiadores da pesquisa brasileira. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019. Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis: UFSC, 2020. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/881. Acesso em: 29 maio 2020.
MURIEL-TORRADO, Enrique; PINTO, Adilson Luiz. Licenças Creative Commons nos periódicos científicos brasileiros de Ciência da Informação: acesso aberto ou acesso grátis? Biblios: Journal of Librarianship and Information Science, n. 71, p. 1-16, jul. 2018.
PEREIRA, José Paulo Speck; RODRIGUES, Rosângela Schwarz; SANTOS, Solange Maria dos. Periódicos científicos com indexação descontinuada: a Coleção SciELO Brasil. Transinformação, Campinas, v. 32, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2318-0889202032e200011. Acesso em: 29 nov. 2020.
SANTOS, Paula Xavier; ALMEIDA, Bethânia de Araújo; HENNING, Patricia (ed.). Livro verde ciência aberta e dados abertos: mapeamento e análise de políticas, infraestruturas e estratégias em perspectiva nacional e internacional. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2017.
SANTOS, Solange Maria dos; CALÒ, Lilian N. Gestão editorial: tendências e desafios na transição para a ciência aberta. In: SILVEIRA, Lúcia; SILVA, Fabiano Couto Corrêa da (ed.). Gestão editorial de periódicos científicos: tendências e boas práticas. Florianópolis, SC: BU/Publicações UFSC: Edições do Bosque: UFSC, 2020. p. 17-55.
SALES, Luana Farias; SHINTAKU, Milton. A ciência aberta e a necessidade de novos modelos de publicação. In: SHINTAKU, Milton; SALES, Luana Farias (org.). Ciência aberta para editores científicos. Botucatu: ABEC, 2019. p. 11-14. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21452/978-85-93910-02-9.cap1
SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY ON-LINE. Critérios, políticas e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos na Coleção SciELO Brasil. [s. l.], maio 2020. Disponível em: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/20200500-Criterios-SciELO-Brasil.pdf. Acesso em: 30 jun. 2021.
SHINTAKU, Milton; SEABRA JUNIOR, Rui Ferreira. Abertura da ciência e os editores científicos. In: SHINTAKU, Milton; SALES, Luana Farias (org.). Ciência aberta para editores científicos. Botucatu: ABEC, 2019. p. 29-34. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Ciencia_aberta_editores_cientificos_Ebook.pdf#capitulo04. Acesso em: 30 nov. 2020.
SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Gestão de dados científicos. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2019.
SILVEIRA, Lúcia da et al. Ciência aberta na perspectiva de especialistas brasileiros: proposta de taxonomia. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florinópolis, v. 26, p. 1-27, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/79646. Acesso em: 1 jul. 2021.
VOYS. Peer review: the nuts and bolts. The Boy Who Harnessed the Wind ed. London: [s. n.], 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Paula Carina de Araújo, Maura Paula Miranda Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.