Controle Remoto: principio de funcionamento (parte 1 de 2)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n3p554Resumo
Este trabalho tem como principal objetivo a difusão da utilização do micro-controlador Arduino, no ensino e aprendizagem de Física Moderna. Para isso, elaboramos uma sequência didática com o objetivo de explorar o funcionamento de controles remoto. Esta sequência será apresentada em dois módulos; o primeiro deles destinado ao estudo dos fenômenos físicos envolvidos na transmissão de sinais sem fio por meio de radiação infravermelha e, que será objeto desta 1ª parte do artigo. O segundo módulo destinado à compreensão do modelo associado à lógica e interpretação dos sinais pelo receptor infravermelho. Para este último, atividades são desenvolvidas acoplando o receptor IR da serie PNA4601M ao micro-controlador Arduino, que interpreta e executa ações a partir dos códigos recebidos. Todos os experimentos propostos nestes módulos visam tornar possível a compreensão não apenas do funcionamento de um controle remoto, mas de todo o processo de comunicação envolvido e dos diferentes comandos/códigos advindos de cada tecla. Pretendemos, com isso, explorar conceitos de física a partir de instrumentos e aplicações tecnológicas presentes no dia a dia dos estudantes, tornando as aulas de Física mais dinâmicas e motivadoras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >