Uma oficina de física moderna que vise a sua inserção no ensino médio

Marisa Almeida Cavalcante, Cristiane Rodrigues Caetano Tavolaro

Resumo


Este trabalho mostra como é possível discutir os fundamentos da Física
Moderna no Ensino Médio, a partir do estudo do comportamento dual.
Para isso uma pesquisa intensa foi realizada e resultou na construção
de materiais didáticos de baixo custo, voltado a realidade brasileira e
que vem sendo apresentado aos professores através da realização de
Oficinas. Este equipamento permite, através de uma metodologia
adequada, a execução de uma série de experiências que busca atender
uma melhor compreensão dos fenômenos da interferência e difração,
bem como o comportamento corpuscular da radiação, fornecendo a
base para o entendimento adequado do princípio da dualidade e
conseqüentemente, um amplo panorama da física deste século.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >