Uma oficina de física moderna que vise a sua inserção no ensino médio

Autores

  • Marisa Almeida Cavalcante PUC/SP - São Paulo
  • Cristiane Rodrigues Caetano Tavolaro PUC/SP - São Paulo

Resumo

Este trabalho mostra como é possível discutir os fundamentos da Física Moderna no Ensino Médio, a partir do estudo do comportamento dual. Para isso uma pesquisa intensa foi realizada e resultou na construção de materiais didáticos de baixo custo, voltado a realidade brasileira e que vem sendo apresentado aos professores através da realização de Oficinas. Este equipamento permite, através de uma metodologia adequada, a execução de uma série de experiências que busca atender uma melhor compreensão dos fenômenos da interferência e difração, bem como o comportamento corpuscular da radiação, fornecendo a base para o entendimento adequado do princípio da dualidade e conseqüentemente, um amplo panorama da física deste século.

Biografia do Autor

Marisa Almeida Cavalcante, PUC/SP - São Paulo

Graduação em Fisica pela PUC/SP (1980), mestrado em Fisica pela PUC/SP (1983), doutorado em Fisica pela PUC/SP (1989) e pos-doutorado pela USP (1990).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Cristiane Rodrigues Caetano Tavolaro, PUC/SP - São Paulo

Graduação em Física pela PUC/SP (1985) e mestrado em Instrumentação para Fisica NUclear pela PUC/SP (1992).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Como Citar

Cavalcante, M. A., & Tavolaro, C. R. C. (2001). Uma oficina de física moderna que vise a sua inserção no ensino médio. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 18(3), 298–316. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6666

Edição

Seção

Artigos