Utilização de métodos computacionais no ensino: a experiência de Geiger e Marsden do espalhamento de partículas alfa

Autores

  • Carlos Eduardo de B. Paes PUC/SP - São Paulo
  • Victor Emmanuel José de Sousa Vicente PUC/SP - São Paulo
  • Ricardo Andrade Terini PUC - São Paulo
  • Marisa Almeida Cavalcante PUC/SP - São Paulo

Resumo

O presente trabalho descreve o programa GEIGER 1.0, que ilustra a experiência realizada por H. Geiger e E. Marsden em 1909 para a análise da distribuição angular do espalhamento de partículas a por folhas metálicas finas. Através de tal experiência foi possível idealizar um modelo para os átomos que incluía a idéia de um núcleo com determinadas características. O software, descrito com detalhes, baseia-se na teoria de Rutherford e permite, entre outras coisas, comparar as suas previsões com os resultados experimentais obtidos por Geiger e Marsden.

Biografia do Autor

Victor Emmanuel José de Sousa Vicente, PUC/SP - São Paulo

Graduação em Bacharel Em Ciencia da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) , mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico Em Informática Industrial pela Escola Técnica Prof Everardo Passos (1991).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Marisa Almeida Cavalcante, PUC/SP - São Paulo

Graduação em Fisica pela PUC/SP (1980), mestrado em Fisica pela PUC/SP (1983), doutorado em Fisica pela PUC/SP (1989) e pos-doutorado pela USP (1990).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1994-01-01

Como Citar

Paes, C. E. de B., Vicente, V. E. J. de S., Terini, R. A., & Cavalcante, M. A. (1994). Utilização de métodos computacionais no ensino: a experiência de Geiger e Marsden do espalhamento de partículas alfa. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 11(1), 33–42. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7265

Edição

Seção

Artigos