Controle Remoto: observando códigos com o Arduíno (parte 2 de 2)

Autores

  • Marisa Almeida Cavalcante Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Thais Tokashiki Tavares Rodrigues Licenciatura em Fisica PUC/SP
  • Darlene Andrea Bueno Bacharelado em Física PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p614

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo a difusão da utilização do microcontrolador Arduíno, no ensino e aprendizagem de Física Moderna. Para isso elaboramos uma sequência didática com o objetivo de explorar o funcionamento de controles remoto. Experimentos são propostos de forma a tornar possível, a compreensão não apenas do seu funcionamento, mas como se processa os diferentes comandos advindos de cada uma de suas teclas. Pretendemos com isso explorar conceitos de física a partir de instrumentos e aplicações tecnológicas presentes no dia a dia dos estudantes, tornando as aulas de Física mais dinâmicas e motivadoras.

Biografia do Autor

Marisa Almeida Cavalcante, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora Titular do depto de Física da PUC/SP, atualmente desenvolve pesquisas na area de ensino de Fisica.

Thais Tokashiki Tavares Rodrigues, Licenciatura em Fisica PUC/SP

Darlene Andrea Bueno, Bacharelado em Física PUC/SP

Downloads

Publicado

2014-06-09

Como Citar

Cavalcante, M. A., Rodrigues, T. T. T., & Bueno, D. A. (2014). Controle Remoto: observando códigos com o Arduíno (parte 2 de 2). Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 31(3), 614–641. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p614

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas