Os Procedimentos Discursivos Didáticos como saberes experienciais exemplares de um formador de professores de física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n2p289Resumo
Neste artigo partimos da problemática da profissionalização do ensino e dos saberes docentes para apresentar e discutir a nossa proposta discursiva para investigação de saberes docentes experienciais de um professor formador experiente da área de didática da física. Nossas análises privilegiam os saberes experienciais que temos chamado de “Procedimentos Discursivos Didáticos” (PDD), que são os meios (mecanismos) pelos quais os professores satisfazem seus objetivos didáticos e gerenciam o discurso estabelecido em sala de aula. A objetividade dos saberes experienciais assim identificados se baseia no caráter argumentativo, evidenciado pelas análises discursivas. Consideramos que a análise e mapeamento desses procedimentos pela pesquisa podem informar a prática de outros professores, contribuindo assim para a transformação de ideias e práticas. Concluímos reforçando a necessidade de compor um quadro procedimental mais amplo, que envolva a diversidade discursiva presente em aulas de formação de professores de ciências e de física em particular.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >