Uma proposta de critérios marcadores para identificação de situações argumentativas em salas de aulas de ciências

Autores

  • Rodrigo Drumond Vieira UFMG - Minas Gerais
  • Silvania Sousa do Nascimento UFMG - Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n1p81

Palavras-chave:

Argumentação, marcadores argumentativos, ensino de ciências, formação de professores de ciências.

Resumo

Neste artigo abordamos, primeiramente, a pesquisa sobre argumentação nos contextos de salas de aulas de ciências e problematizamos a questão dos critérios para a identificação de situações argumentativas nesses contextos. Em seguida e a partir de uma revisão dos estudos teóricos do campo, propomos dois critérios marcadores principais para identificar situações argumentativas: contraposição de ideias e justificações recíprocas. Na sequência, discutimos como esses marcadores contemplam determinadas características particulares das situações argumentativas e procuramos ilustrar, em trechos de dois episódios discursivos de sala de aula, como tais marcadores se mostram operacionais para identificar a presença de argumentação.

Biografia do Autor

Rodrigo Drumond Vieira, UFMG - Minas Gerais

Graduação em Licenciatura em Física (2004) pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Educação (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Silvania Sousa do Nascimento, UFMG - Minas Gerais

Graduação em Fisica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Didactique Des Disciplines - Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1999).

Downloads

Publicado

2009-05-19

Edição

Seção

Artigos