Uma proposta de critérios marcadores para identificação de situações argumentativas em salas de aulas de ciências

Rodrigo Drumond Vieira, Silvania Sousa do Nascimento

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n1p81

Neste artigo abordamos, primeiramente, a pesquisa sobre argumentação nos contextos de salas de aulas de ciências e problematizamos a questão dos critérios para a identificação de situações argumentativas nesses contextos. Em seguida e a partir de uma revisão dos estudos teóricos do campo, propomos dois critérios marcadores principais para identificar situações argumentativas: contraposição de ideias e justificações recíprocas. Na sequência, discutimos como esses marcadores contemplam determinadas características particulares das situações argumentativas e procuramos ilustrar, em trechos de dois episódios discursivos de sala de aula, como tais marcadores se mostram operacionais para identificar a presença de argumentação.


Palavras-chave


Argumentação; marcadores argumentativos; ensino de ciências; formação de professores de ciências.

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n1p81

 


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