Considerações sobre um curso de extensão para professores de ciências

Autores

  • Silvania Sousa do Nascimento UNICAMP - São Paulo
  • Ernst Wolfgang Hamburger USP - São Paulo

Resumo

Apresentamos a elaboração e aplicação de um curso de atualização em física oferecido a professores de Ciências de primeiro grau, em sua maioria de quinta à oitava séries, da rede oficial do Estado de São Paulo. O tema, Gravitação, foi escolhido por abranger uma área do conhecimento ligada à Física e à Astronomia, que é conteúdo de primeiro grau e desperta grande interesse entre as crianças, representando fonte constante de perguntas em sala de aula. Para trabalhar com o conteúdo, desenvolvemos atividades e diferentes abordagens, envolvendo dramatizações, experimentos, atividades ao ar livre, observações, leituras e a utilização de filmes de vídeo. Essa metodologia pode ser adaptada por professores no atendimento de necessidades especificas de seus alunos.

Biografia do Autor

Silvania Sousa do Nascimento, UNICAMP - São Paulo

Graduação em Fisica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Didactique Des Disciplines - Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1999).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Ernst Wolfgang Hamburger, USP - São Paulo

Graduação em física pela Universidade de São Paulo (1954) e doutorado - University of Pittsburgh (1959).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1994-01-01

Como Citar

Nascimento, S. S. do, & Hamburger, E. W. (1994). Considerações sobre um curso de extensão para professores de ciências. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 11(1), 43–51. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7267

Edição

Seção

Artigos