Alfabetização científica e tecnológica e a interação com os objetos técnicos

Autores

  • Silvania Sousa do Nascimento UNICAMP - São Paulo
  • Robson Santos UFMG - Minas Gerais
  • Elbert Muller Nigri UFMG - Minas Gerais

Resumo

Este artigo discute a prática discursiva de dois grupos de alunos da escola fundamental ao interagirem com o processo de construção de um objeto técnico: um aeromodelo. Limitamos a análise à identificação do tema do discurso. Apresentamos alguns resultados que mostram a predominância do discurso da ação sobre o objeto técnico.

Biografia do Autor

Silvania Sousa do Nascimento, UNICAMP - São Paulo

Graduação em Fisica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Didactique Des Disciplines - Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1999).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Robson Santos, UFMG - Minas Gerais

Graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorando na Universidade Federal de Minas Gerais. Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-09-02

Como Citar

Nascimento, S. S. do, Santos, R., & Nigri, E. M. (2008). Alfabetização científica e tecnológica e a interação com os objetos técnicos. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 23(1), 56–71. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6290

Edição

Seção

Artigos