The Discursive Didactic Procedures as exemplary practical knowledge of a Physics teacher trainer

Authors

  • Rodrigo Drumond Vieira Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Viviane Florentino de Melo Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • José Roberto da Rocha Bernardo Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n2p289

Abstract

From discussions regarding the professionalization of education and the teachers’ professional knowledge, in this paper we present our discursive approach to investigate the practical knowledge of an experienced physics teacher trainer. The analyses focus on his practical knowledge that we have called “Discursive Didactic Procedures”  (DDP).  The  DDP  are  the  means  by  which  the teachers’ pursue their didactic goals and manage the discourse within their classrooms. The objectivity of such practical knowledge is assured by its argumentative character evinced by discourse analysis. We consider that the analysis and mapping of these  procedures  can  inform  other  teachers’  practices,  thus contributing  for  transformation  of  ideas  and  practices.  We conclude reinforcing the need to compose and increase a repertory about the  teachers’  procedures  that  encompass  the  diversity  of science and physics classes in teacher education.

Author Biographies

Rodrigo Drumond Vieira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduado em Licenciatura em Física (2004) e Mestre em Educação (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação (2011) pela UFMG com período sanduiche na The Pennsylvania State University (EUA). Pós-doutor em Educação (2012) pela UFMG. É Professor Adjunto do Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência como professor de física do ensino médio em escola pública e como formador de professores de física. Trabalhou como editor adjunto do periódico Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências. Realiza pesquisa em educação em ciências atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de ciências, análise do discurso em salas de aula, argumentação, teoria da atividade e natureza das ciências.

Viviane Florentino de Melo, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possuo graduação em licenciatura em química pela Fundação Universidade de Itaúna (2007).  Atualmente sou bolsista técnica na Universidade Federal Fluminense, e integro o grupo de pesquisa "Currículo, docência e cultura".

José Roberto da Rocha Bernardo, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (1988) e graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2002). Possui mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia-COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (1998), com ênfase em propriedades físicas e nanoestruturas de filmes finos, além de experiência em análises por microscopia eletrônica de varredura e transmissão e difração de elétrons. Seu doutorado em Ensino em Biociências e Saúde foi concluído no Instituto Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz-FIOCRUZ (2008), com ênfase na formação de professores para atuação na Educação em Ciências. Além do magistério no Ensino Médio, onde lecionou até 2009 no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ), trabalhou até 2002 em pesquisas na área de propriedades físicas de filmes finos. Atualmente, é professor do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento e subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense-UFF. Tem experiência nas áreas de Educação em Ciências e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores; ensino de ciências; questões sociocientíficas; educação em ciência-tecnologia-sociedade; ciência e cultura popular.

Published

2013-12-04

How to Cite

Vieira, R. D., de Melo, V. F., & Bernardo, J. R. da R. (2013). The Discursive Didactic Procedures as exemplary practical knowledge of a Physics teacher trainer. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 31(2), 289–305. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n2p289

Issue

Section

Pesquisa em Ensino de Física