Física e Literatura: uma revisão bibliográfica

Autores

  • Luís Gomes de Lima Doutorando em Educação – modalidade Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo
  • Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p577

Resumo

Apresentamos uma revisão bibliográfica sobre pesquisas que focam as relações, dificuldades e propostas didáticas entre física e literatura. Pesquisamos, ao longo desse século, a produção acadêmica em revistas especializadas e atas de congressos em ensino de física, buscando nos resumos e títulos de trabalhos palavras-chave com os termos: ciência/física e literatura, leitura e ensino de ciências/física, divulgação/ficção científica e uso de analogias/metáforas no ensino de ciências/física. A escassez de trabalhos publicados na área nos levou a pesquisar revistas não especializadas em ensino de física, bem como a extrapolar o período de pesquisa. Buscamos compreender como a relação entre física e literatura vem sendo discutida pela área científica, identificando como o ensino de física pode se beneficiar dos recursos oferecidos pela literatura. De nossa revisão bibliográfica verificamos um grande potencial didático no uso da literatura e seus recursos como possível ferramenta didática ao ensino de física. 

Biografia do Autor

Luís Gomes de Lima, Doutorando em Educação – modalidade Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências na modalidade física. Instituto de Física - IFUSP/Ensino de Física. Universidade de São Paulo, SP.

 

Elio Carlos Ricardo, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

Professor Livre docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Coordenador do Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências do Instituto de Física - IFUSP.

Downloads

Publicado

2015-05-12

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física