As crenças de autoeficácia e o ensino de Física Moderna e Contemporânea

Autores

  • Diego Marceli Rocha Universidade de São Paulo
  • Elio Carlos Ricardo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n1p223

Resumo

Este trabalho visa analisar, através de uma pesquisa de natureza qualitativa, como as crenças de autoeficácia de alguns professores a respeito de seu trabalho com a Física Moderna e Contemporânea (FMC) influenciam o seu cotidiano escolar. As várias etapas de coleta de dados nos possibilitaram verificar que: i) os professores que demonstraram maiores índices de crenças de autoeficácia são mais propensos ao trato com a FMC em suas aulas, de modo a buscarem alternativas para lidar com as dificuldades presentes em seu cotidiano; ii) diferentes níveis de crenças de autoeficácia podem levar os indivíduos a interpretações distintas de situações semelhantes; iii) a precária formação ligada a FMC é um fator que atua sobre as crenças de autoeficácia pessoal dos professores. Além disso, este estudo possibilitou também enfatizar a problemática inerente aos instrumentos declarativos para aferição de crenças de autoeficácia dos sujeitos.

Biografia do Autor

Diego Marceli Rocha, Universidade de São Paulo

Elio Carlos Ricardo, Universidade de São Paulo

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Publicado

2016-04-25

Como Citar

Rocha, D. M., & Ricardo, E. C. (2016). As crenças de autoeficácia e o ensino de Física Moderna e Contemporânea. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 33(1), 223–252. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n1p223

Edição

Seção

Formação inicial e continuada do professor de Física