As crenças de autoeficácia e o ensino de Física Moderna e Contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n1p223Resumo
Este trabalho visa analisar, através de uma pesquisa de natureza qualitativa, como as crenças de autoeficácia de alguns professores a respeito de seu trabalho com a Física Moderna e Contemporânea (FMC) influenciam o seu cotidiano escolar. As várias etapas de coleta de dados nos possibilitaram verificar que: i) os professores que demonstraram maiores índices de crenças de autoeficácia são mais propensos ao trato com a FMC em suas aulas, de modo a buscarem alternativas para lidar com as dificuldades presentes em seu cotidiano; ii) diferentes níveis de crenças de autoeficácia podem levar os indivíduos a interpretações distintas de situações semelhantes; iii) a precária formação ligada a FMC é um fator que atua sobre as crenças de autoeficácia pessoal dos professores. Além disso, este estudo possibilitou também enfatizar a problemática inerente aos instrumentos declarativos para aferição de crenças de autoeficácia dos sujeitos.
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Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >