O realismo de Feyerabend: o que ele deixou em seu livro póstumo e suas possíveis implicações para o ensino de Física

Autores

  • Felipe Damasio Instituto Federal de Santa Catarina, campus Araranguá
  • Adriano Antunes Rodrigues Instituto Federal de Santa Catarina, campus Araranguá

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p414

Resumo

Paul Karl Feyerabend foi um dos mais influentes epistemólogos da ciência no século XX e sua importância só pareceu aumentar no século XXI. Autor de clássicos da moderna filosofia da ciência como Contra o método e Adeus à razão, o filósofo deixou em seu livro póstumo, A conquista da abundância, uma discussão aprofundada acerca do realismo. O presente artigo se dispõe a trazer, de uma maneira didática, e clara, justamente a temática de seu escrito póstumo associada a ensaios, a respeito da realidade, que Feyerabend publicou no período em que escrevia a obra. Além disso, visa-se, a partir do entendimento de Feyerabend quanto ao realismo, vislumbrar possíveis implicações desta temática tanto na educação científica como na investigação em ensino de física. Salienta-se, em conclusão, que a crença em uma realidade fixa, imutável, universal e independente do sujeito pode ser inadequada com os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica.

 

Biografia do Autor

Felipe Damasio, Instituto Federal de Santa Catarina, campus Araranguá

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). É professor do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Araranguá, atuando no curso de Licenciatura em Física e na Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Também atua na Universidade Federal de Santa Catarina, campus Araranguá, no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. É chefe do Grupo de Estudos em Educação e Divulgação Científicas (GE²DIC) e Coordenador Institucional do Programa de Residência Pedagógica do Instituto Federal de Santa Catarina.

Adriano Antunes Rodrigues, Instituto Federal de Santa Catarina, campus Araranguá

Licenciado em Química (Habilitação em Física), Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde cursa Doutorado em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde. Professor no curso de Licenciatura Física do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Araranguá, onde é atualmente o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Downloads

Publicado

2018-09-14

Como Citar

Damasio, F., & Rodrigues, A. A. (2018). O realismo de Feyerabend: o que ele deixou em seu livro póstumo e suas possíveis implicações para o ensino de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(2), 414–439. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p414

Edição

Seção

História e Filosofia da Ciência