Maria Goeppert-Mayer e o modelo nuclear de camadas: contribuições de uma mulher cientista e implicações para o ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e71993Resumo
Historicamente, a presença feminina na construção científica ocorreu em meio a inúmeras barreiras, até que as mulheres conquistassem posições de destaque na ciência. Ainda hoje, as láureas concedidas pelo Prêmio Nobel demonstram que a área da Física apresenta uma baixa representatividade de mulheres cientistas. No contexto da educação científica, há um desconhecimento destes exemplos de mulheres cujas contribuições causaram transformações na ciência e na tecnologia. Para contrapor esse contexto no ensino, este artigo pretende apresentar os conhecimentos desenvolvidos pela cientista Maria Goeppert-Mayer que a levaram a ser laureada com o Prêmio Nobel de Física em 1963. A partir do estudo de artigos científicos relacionados com as contribuições da cientista, os resultados apresentam um texto instrucional que poderá ser utilizado por professoras/es em aulas sobre física nuclear. Também, este artigo descreve uma proposta didática, baseada nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, como sugestão para a abordagem destes conhecimentos no ensino de Física, com ênfase na discussão para alunas e alunos do ensino médio.
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