Maria Goeppert-Mayer e o modelo nuclear de camadas: contribuições de uma mulher cientista e implicações para o ensino de Física

Autores

  • Larissa do Nascimento Pires Mestranda em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-2997-3119
  • Israel Müller dos Santos Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá
  • Felipe Damasio Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e71993

Resumo

Historicamente, a presença feminina na construção científica ocorreu em meio a inúmeras barreiras, até que as mulheres conquistassem posições de destaque na ciência. Ainda hoje, as láureas concedidas pelo Prêmio Nobel demonstram que a área da Física apresenta uma baixa representatividade de mulheres cientistas. No contexto da educação científica, há um desconhecimento destes exemplos de mulheres cujas contribuições causaram transformações na ciência e na tecnologia. Para contrapor esse contexto no ensino, este artigo pretende apresentar os conhecimentos desenvolvidos pela cientista Maria Goeppert-Mayer que a levaram a ser laureada com o Prêmio Nobel de Física em 1963. A partir do estudo de artigos científicos relacionados com as contribuições da cientista, os resultados apresentam um texto instrucional que poderá ser utilizado por professoras/es em aulas sobre física nuclear. Também, este artigo descreve uma proposta didática, baseada nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, como sugestão para a abordagem destes conhecimentos no ensino de Física, com ênfase na discussão para alunas e alunos do ensino médio.

Biografia do Autor

Larissa do Nascimento Pires, Mestranda em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciada em Física pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Israel Müller dos Santos, Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá

Licenciado em Física (UFSC) e Mestre em Ensino de Física (UFSC). Professor no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Araranguá.

Felipe Damasio, Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá

Licenciado em Física (UFRGS), Mestre em Ensino de Física (UFRGS) e Doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Professor do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá e da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá.

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

do Nascimento Pires, L., Müller dos Santos, I., & Damasio, F. (2021). Maria Goeppert-Mayer e o modelo nuclear de camadas: contribuições de uma mulher cientista e implicações para o ensino de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 38(1), 293–324. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e71993

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física