Luau Astronômico: a formação inicial de professores como divulgadores científicos em ambientes não formais
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p711Resumo
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina oferece o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Física no campus Araranguá desde 2009. Este curso tem desenvolvido e promovido diversas ações de divulgação científica como meio de capacitar os professores em formação inicial para atuarem em ambientes não formais. Para articular estas ações foi fundado o Clube de Astronomia de Araranguá (CA²) em 2012 por professores e alunos do curso de licenciatura do IFSC. A experiência de ensino aprendizagem relatada neste trabalho é uma das ações decorrentes do CA² e foi intitulada “Luau Astronômico”, ela foi desenvolvida durante o ano de 2013. Além da formação inicial de professores, estes eventos também tiveram o objetivo de proporcionar um ambiente em que as duas condições que Ausubel preconiza para ocorrer a Aprendizagem Significativa ocorressem: predisposição em aprender e um material potencialmente significativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >