Luau Astronômico: a formação inicial de professores como divulgadores científicos em ambientes não formais

Autores

  • Felipe Damasio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Rafael Ramos Maciel Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – CNPq/IFSC
  • Keterllin Farias Cidade Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – CNPq/IFSC
  • Josiane Trevisol Recco Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – CNPq/IFSC
  • Adriano Antunes Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p711

Resumo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina oferece o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Física no campus Araranguá desde 2009. Este curso tem desenvolvido e promovido diversas ações de divulgação científica como meio de capacitar os professores em formação inicial para atuarem em ambientes não formais. Para articular estas ações foi fundado o Clube de Astronomia de Araranguá (CA²) em 2012 por professores e alunos do curso de licenciatura do IFSC. A experiência de ensino aprendizagem relatada neste trabalho é uma das ações decorrentes do CA² e foi intitulada “Luau Astronômico”, ela foi desenvolvida durante o ano de 2013. Além da formação inicial de professores, estes eventos também tiveram o objetivo de proporcionar um ambiente em que as duas condições que Ausubel preconiza para ocorrer a Aprendizagem Significativa ocorressem: predisposição em aprender e um material potencialmente significativo.

 

 

Biografia do Autor

Felipe Damasio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Rafael Ramos Maciel, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – CNPq/IFSC

Keterllin Farias Cidade, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – CNPq/IFSC

Josiane Trevisol Recco, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – CNPq/IFSC

Adriano Antunes Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IFSC

Downloads

Publicado

2014-04-23

Como Citar

Damasio, F., Maciel, R. R., Cidade, K. F., Recco, J. T., & Rodrigues, A. A. (2014). Luau Astronômico: a formação inicial de professores como divulgadores científicos em ambientes não formais. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 31(3), 711–721. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p711

Edição

Seção

Comunicações