O violão no ensino de acústica: uma proposta com enfoque histórico-epistemológico em uma unidade de ensino potencialmente significativa

Autores

  • Diogo Oliveira Lima Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina
  • Felipe Damasio Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n3p818

Resumo

O trabalho relata uma pesquisa em ensino de acústica, cujo objetivo foi proporcionar um ambiente que se pudesse promover a evolução conceitual, não só de ciência, mas também sobre ciência. Para isso, utilizou-se do violão como ferramenta didática dentro da noção de organizador prévio e da organização sequencial, também para procurar despertar uma pré-disposição em aprender. Além da discussão de conceitos envolvidos no ensino de acústica, procurou-se também levantar questões acerca do empreendimento científico, utilizando-se de episódios históricos da ciência para isto. O trabalho pauta-se em três referenciais, articulados e coerentes: Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (teórico educacional), a filosofia da ciência de Paul Feyerabend (teórico epistemológico) e as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (metodológico) que são sequências de ensino fundamentadas teoricamente com o objetivo de criar um ambiente em que a aprendizagem significativa possa ser construída. A metodologia da pesquisa consistiu nas etapas de: (i) revisão bibliográfica; (ii) planejamento e elaboração do material instrucional; (iii) aplicação da UEPS; (iv) construção de uma página na rede mundial de computadores para reunir os materiais elaborados para alunos e professores e; (v) a análise dos dados.  Os resultados da pesquisa indicam indícios de aprendizagem significativa quando se utiliza instrumentos musicais em sala de aula, tal qual abordado pela pesquisa.

Biografia do Autor

Diogo Oliveira Lima, Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina

Licenciando em Física pelo Instituto Federal de Santa Catarina, campus Araranguá. Professor da rede pública estadual do estado de Santa Catarina.

Felipe Damasio, Instituto Federal de Santa Catarina

Licenciado em Física (UFRGS), mestre em ensino de Física (UFRGS) e doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Professor do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Araranguá e da Universidade Federal de Santa Catarina, campus Araranguá

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

Lima, D. O., & Damasio, F. (2019). O violão no ensino de acústica: uma proposta com enfoque histórico-epistemológico em uma unidade de ensino potencialmente significativa. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 36(3), 818–840. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n3p818

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas