O ensino por investigação na formação inicial de professores de Física: uma experiência da Residência Pedagógica de uma Universidade Pública Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n2p490

Resumo

Nessa pesquisa buscamos indícios de como os processos de pesquisa e de reflexão da prática pedagógica, mediados por uma ferramenta para análise de aulas investigativas, podem contribuir para a construção de saberes para a docência em Física. Assumimos o ensino por investigação como uma abordagem que permite promover aprendizagem em Física na educação básica a partir da vivência do trabalho científico dos estudantes. Do ponto de vista metodológico a pesquisa é colaborativa por considerarmos o compromisso formativo no desenvolvimento do estudo. A produção de dados foi estabelecida por meio de relatos reflexivos escritos referentes a uma atividade pedagógica desenvolvida por três residentes participantes do programa Residência Pedagógica. Nessa atividade, os residentes foram convidados a planejar uma aula de Física na educação básica com enfoque no ensino por investigação e, por meio de uma ferramenta analítica deveriam estabelecer reflexões se a aula desenvolvida configurou-se como sendo investigativa. As interpretações desses relatos indicam que os residentes compreenderam os principais aspectos da mediação a ser estabelecida no ensino por investigação como o fato de conduzirmos a aula por meio de uma situação-problema que possa engajar intelectualmente os estudantes no processo de construção de conhecimento científico na sala de aula, buscando a ampliação da liberdade intelectual desses sujeitos. Sinalizam que para alcançar esse engajamento e participação ativa dos estudantes é importante que a interação dialógica possa ser estabelecida no processo de solução dos problemas.  Sobre a ferramenta analítica consideramos que nos permitiu analisar não somente as ações que os estudantes deveriam executar durante a resolução de uma atividade investigativa, mas possibilitou a cada um dos residentes analisar se sua mediação forneceu as condições necessárias para configuração de um ambiente investigativo na sala de aula.

Biografia do Autor

Geide Rosa Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor da área de ensino de Física no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2010) atuando no curso presencial e na modalidade a distância e professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Física (PPGEnFis) da UFES. Desde 2014 é coordenador Adjunto do PPGEnFis-UFES. Foi professor de educação básica de nível médio - Secretaria Estadual da Educação de Minas Gerais (de 2001 até 2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas : Formação inicial e continuada de Professores de Ciências, Ensino por investigação e formação de professores, práticas docentes estabelecidas no contexto escolar e não escolar, Estratégias de Ensino e aprendizagem de conceitos científicos.

Rosa Maria Ambrózio, C.E.E.M.T.I. Professor Fernando Duarte Rabelo

Possui Mestrado em Ensino de Física (2014) pela Universidade Federal do Espírito Santo e Licenciatura em Física (2009) pela mesma universidade. Atualmente atua como docente na rede pública estadual de ensino no C.E.E.M.T.I. Professor Fernando Duarte Rabelo. Possui experiência na área de ensino de Física, com ênfase no Ensino Médio.

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Publicado

2019-08-28

Como Citar

Coelho, G. R., & Ambrózio, R. M. (2019). O ensino por investigação na formação inicial de professores de Física: uma experiência da Residência Pedagógica de uma Universidade Pública Federal. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 36(2), 490–513. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n2p490

Edição

Seção

Formação inicial e continuada do professor de Física