Relações entre alfabetização científica, democracia e cidadania: contribuições para o debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e99977

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Democracia, Cidadania, Ensino de Ciências

Resumo

Neste artigo teórico, problematizamos as relações entre alfabetização científica (AC), democracia e cidadania. À luz do pensamento dialético, utilizamos as categorias de totalidade e historicidade para analisar concepções de AC em seus respectivos contextos socio-históricos, retornando de modo qualitativamente superior ao concreto, evidenciando contradições relacionadas à alienação da dimensão política da AC — contradições que, defendemos, devem ser superadas por meio do processo de negação, preservação e superação da AC em relação ao seu caráter político imanente.

Biografia do Autor

Leandro da Silva Barcellos, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Licenciatura Plena em Física (2014), Mestrado Profissional em Ensino de Física (2017) e Doutorado em Educação (2024), todos obtidos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente, é Professor substituto no Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais (Dtepe) da Universidade Federal do Espírito Santo.

Geide Rosa Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor Associado da área de ensino de Física no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2010), membro do Laboratório de Educação em Ciências (LABEC), atuando no curso presencial e na modalidade a distância e professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Física (PPGEnFis) da UFES.

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Publicado

2025-12-08

Como Citar

Barcellos, L. da S., & Coelho, G. R. (2025). Relações entre alfabetização científica, democracia e cidadania: contribuições para o debate. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 42(3), 733–760. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e99977

Edição

Seção

Currículo de Ciências/Física