Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores

Autores

  • Erika Zimmermann Universidade de Brasília UNB
  • Januária Araújo Bertani UEMG - Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Formação de professores de Ciências e Matemática, conhecimento básico profissional de professores, aprender a ensinar, prática reflexiva

Resumo

Este artigo tem o objetivo de debater e refletir sobre os Cursos de Formação dos Professores de Ciências e Matemática. Tais cursos apresentam antigos problemas, dentre eles, a desarticulação entre as disciplinas, a teoria e a prática, que refletem na construção do perfil do futuro professor. Assim, faz-se necessária uma nova forma de pensar e estruturar os Cursos de Formação Docente. Nesta perspectiva, este artigo apresenta alguns conceitos de Bachelard e Lakatos que podem contribuir para uma formação de cunho reflexivo.

Biografia do Autor

Erika Zimmermann, Universidade de Brasília UNB

graduação em Licenciatura em Física - Universidade Federal de Santa Catarina (1979), graduação em Licencitura Curta Ensino de Ciências - Universidade Federal de Santa Catarina (1979) doutorado em Ensino de Ciências - University of Reading (1997). Professor da Universidade de Brasília. Experiência na área de Educação, em Ensino-Aprendizagem em espaços informais, atuando nos seguintes temas: ensino aprendizagem de física, ensino-aprendizagem de ciências em espaços formais e informais, museus de ciências, filosofia da ciência e o ensino de física e formação de professores de ciências.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Januária Araújo Bertani, UEMG - Mato Grosso

Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1994) , especialização em Modelagem Matemática Em Ensino Aprendizagem pela Universidade do Estdo de Mato Grosso Convênio Com Unicamp (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigos