Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores

Erika Zimmermann, Januária Araújo Bertani

Resumo


Este artigo tem o objetivo de debater e refletir sobre os Cursos de
Formação dos Professores de Ciências e Matemática. Tais cursos
apresentam antigos problemas, dentre eles, a desarticulação entre as
disciplinas, a teoria e a prática, que refletem na construção do perfil do
futuro professor. Assim, faz-se necessária uma nova forma de pensar e
estruturar os Cursos de Formação Docente. Nesta perspectiva, este
artigo apresenta alguns conceitos de Bachelard e Lakatos que podem
contribuir para uma formação de cunho reflexivo.

Palavras-chave


Formação de professores de Ciências e Matemática; conhecimento básico profissional de professores; aprender a ensinar; prática reflexiva

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >