A evolução do conhecimento profissional de professores: o caso do conhecimento prévio sobre a forma da terra

João Batista Siqueira Harres

Resumo


Relata-se uma pesquisa sobre como um grupo de 103 professores de
Ciências e Matemática, envolvidos em processos de formação inicial e
continuada, manifestam-se e propõem ações com relação ao
conhecimento prévio dos alunos. Analisa-se qualitativa e
quantitativamente as concepções sobre aprendizagem, implícitas na
consideração do conhecimento prévio dos estudantes sobre a forma da
Terra e o potencial, para promoção de uma evolução conceitual das
estratégias didáticas propostas para o caso. Os resultados mostram
que o reconhecimento da existência do conhecimento prévio aumenta
em função do estágio de formação, embora o mesmo não ocorra quanto
às estratégias para evolução desse conhecimento pois essas
caracterizam-se majoritariamente por uma pobreza didática .
Discute-se, no final, as implicações para a formação inicial e
continuada de professores.

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
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