Um teste para detectar concepções alternativas sobre tópicos introdutórios de ótica geométrica
Resumo
A partir de resultados de entrevistas clinicas, questões de escolha múltipla apresentados por outros pesquisadores e alguns itens criados especificamente para esta pesquisa foi elaborado um teste de lápis e papel, com escolha múltipla, destinado a detectar se o aluno tem concepções cientificamente corretas em alguns tópicos introdutórios da ótica geométrica. Esses tópicos dizem respeito ao processo da visão, às propriedades da propagação da luz e à formação de imagens em espelhos planos. O teste é constituído de 15 itens de escolha múltipla e foi aplicado em 152 estudantes de 2º e 3º graus que já tinham estudado ótica geométrica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >