Um teste para detectar concepções alternativas sobre tópicos introdutórios de ótica geométrica

Authors

  • João Batista Siqueira Harres UNIVATES - Rio Grande do Sul

Abstract

A partir de resultados de entrevistas clinicas, questões de escolha múltipla apresentados por outros pesquisadores e alguns itens criados especificamente para esta pesquisa foi elaborado um teste de lápis e papel, com escolha múltipla, destinado a detectar se o aluno tem concepções cientificamente corretas em alguns tópicos introdutórios da ótica geométrica. Esses tópicos dizem respeito ao processo da visão, às propriedades da propagação da luz e à formação de imagens em espelhos planos. O teste é constituído de 15 itens de escolha múltipla e foi aplicado em 152 estudantes de 2º e 3º graus que já tinham estudado ótica geométrica.

Author Biography

João Batista Siqueira Harres, UNIVATES - Rio Grande do Sul

Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Published

1993-01-01

How to Cite

Harres, J. B. S. (1993). Um teste para detectar concepções alternativas sobre tópicos introdutórios de ótica geométrica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 10(3), 220–234. Retrieved from https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6245

Issue

Section

Artigos