Um teste para detectar concepções alternativas sobre tópicos introdutórios de ótica geométrica

Autores/as

  • João Batista Siqueira Harres UNIVATES - Rio Grande do Sul

Resumen

A partir de resultados de entrevistas clinicas, questões de escolha múltipla apresentados por outros pesquisadores e alguns itens criados especificamente para esta pesquisa foi elaborado um teste de lápis e papel, com escolha múltipla, destinado a detectar se o aluno tem concepções cientificamente corretas em alguns tópicos introdutórios da ótica geométrica. Esses tópicos dizem respeito ao processo da visão, às propriedades da propagação da luz e à formação de imagens em espelhos planos. O teste é constituído de 15 itens de escolha múltipla e foi aplicado em 152 estudantes de 2º e 3º graus que já tinham estudado ótica geométrica.

Biografía del autor/a

João Batista Siqueira Harres, UNIVATES - Rio Grande do Sul

Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

1993-01-01

Cómo citar

Harres, J. B. S. (1993). Um teste para detectar concepções alternativas sobre tópicos introdutórios de ótica geométrica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 10(3), 220–234. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6245

Número

Sección

Artigos