Galileo e a rotação da Terra

Autores

  • Roberto de Andrade Martins USP - São Paulo

Resumo

Este trabalho analisa dois argumentos de Galileo Galilei relativos à rotação da Terra, de sua obra "Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo". Em um deles, Galileo defende a rotação da Terra contra o argumento de extrusão dos corpos por rotação. No segundo, Galileo procura evidenciar a rotação (e translação) da Terra pela existência das marés. Mostra-se que nenhum dos dois argumentos era satisfatório, para a Física da época. Conclui-se que Galileo nem conseguiu defender adequadamente a teoria copernicana contra os ataques da época, nem apresentar evidências positivas convincentes a seu favor. O artigo comenta também a relação entre esses pontos e dificuldades educacionais atuais.

Biografia do Autor

Roberto de Andrade Martins, USP - São Paulo

Físico, formado pela USP em 1972, e concluiu o doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas em 1987.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1994-01-01

Como Citar

Martins, R. de A. (1994). Galileo e a rotação da Terra. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 11(3), 196–211. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7147

Edição

Seção

Artigos