A compreensão dos estudantes sobre o papel da imaginação na produção das ciências

Autores

  • Helder de Figueirêdo e Paula UFMG - Minas Gerais
  • Antônio Tarciso Borges UFMG - Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n3p478

Resumo

O uso da imaginação e a produção de modelos é uma das marcas distintivas da atividade científica. Ainda assim, na educação básica, as ciências são normalmente caracterizadas como sendo uma mera coleção de fatos obtidos mediante a observação rigorosa realizada por meio de métodos objetivos de investigação. Essa visão de ciência empirista-indutivista deixa pouco espaço para compreendermos o caráter provisório do conhecimento e o papel da imaginação na produção das ciências. Neste trabalho relatamos alguns resultados de uma pesquisa destinada a promover imagens mais sofisticadas da atividade científica entre estudantes de uma turma de Ensino Fundamental, acompanhados enquanto cursavam a 7a e a 8a séries. Nesse período, os estudantes tiveram a oportunidade de lidar com um professor de ciências especialmente comprometido com o objetivo de sofisticar o conhecimento epistemológico de seus estudantes e motivado para participar de nossa pesquisa. Os resultados indicam que os estudantes reconhecem a importância e a legitimidade do uso da imaginação na produção das ciências. Eles parecem ter sido paulatinamente convencidos durante os dois últimos anos do Ensino Fundamental de que para explicar é preciso ir além do que se pode efetivamente observar. Os estudantes adquiriram a convicção de que não se avalia a qualidade de uma explicação ou teoria levando-se em conta se ela contém mais ou menos elementos extraídos da imaginação. O critério para realizar tal avaliação desloca-se para o julgamento do acordo entre teorias, explicações, observações e evidências.

Biografia do Autor

Antônio Tarciso Borges, UFMG - Minas Gerais

Bacharelado e Licentiatura em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977, 1978), Mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982) e Doutorado em Educação em Ciências - University of Reading (1996).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2009-01-08

Como Citar

Paula, H. de F. e, & Borges, A. T. (2009). A compreensão dos estudantes sobre o papel da imaginação na produção das ciências. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 25(3), 478–506. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n3p478

Edição

Seção

Artigos