Relações entre a Educação em Astronomia da BNCCEM e a Educação Libertadora: bancarismo ou libertação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e95880

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação em Ciência, Democracia, Educação Bancária

Resumo

O percurso histórico do desenvolvimento da BNCC e suas justificativas deixam implícito uma problemática de cunho ideológico-prático, de modo que muitas críticas foram tecidas contra o documento durante e após sua formulação. Aqui, vê-se a necessidade de encontrar as relações existentes entre o currículo de Astronomia em âmbito nacional e a Educação Libertadora, de forma a evidenciar uma educação que atenda ou não à emancipação dos indivíduos. Assim, o objetivo desta pesquisa é de investigar as relações existentes entre o currículo de Educação em Astronomia para o Ensino Médio conforme a BNCCEM e a Educação Libertadora. A pesquisa possui caráter qualitativo, utiliza a abordagem de pesquisa documental e apresenta natureza dedutiva. A maior parte das categorias utilizadas nesta pesquisa não tiveram uma relação de proximidade com a BNCC, sendo que das 12 categorias, 3 apresentaram alta correspondência, 2 apresentaram baixa correspondências, e as demais não foram encontradas relações positivas. Com base nos resultados encontrados, infere-se que o currículo apresenta conotações que se aproximam mais de uma educação bancária que de uma educação libertadora.

Biografia do Autor

Marcos Orso da Fonseca, Doutorando em Educação para Ciência e a Matemática

Doutorando em Educação para Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Educação para Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Licenciado em Ciências Biológicas pelo IFPR, Campus Umuarama, onde foi bolsista dos programas PIBID (2018-2019) e Residência Pedagógica (2020). Habilitado com curso de Formação de Docentes (curso Médio Normal). Trabalhou como professor do Ensino Fundamental 1 nos municípios de Goioerê e Londrina, PR. Membro do Grupo de pesquisa LADECA – Laboratório para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências e Astronomia. Linhas de pesquisa: Ensino de Ciências, Educação em Astronomia e Tecnologias na Educação.

Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005), mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e doutorado em Educação para a Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2016). É professor Adjunto do departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão e professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (UTFPR, Campo Mourão), do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR, Londrina) e do programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. É representante da NASE (Network for Astronomy School Education) no Brasil. Atualmente exerce a função de coordenador Adjunto do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física UTFPR/CM. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física e Astronomia.

Referências

AGUIAR, M. A. S. Reformas conservadoras e a “nova educação”: orientações hegemônicas no MEC e no CNE. Educação & Sociedade, v. 40, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/fdCK8QDyRGNwBFWKsMYtvFv/#. Acesso em: 19 jan. 2023.

ANGELINI, R. C. Atributos aos diferentes tipos de educação: formal, não formal e informal. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, [S. l.], n. 2, p.220-232, 2021. Disponível em: https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1001. Acesso em: 22 out. 2021.

ANTUNES JÚNIOR, E.; CAVALCANTI, C. J. H.; OSTERMANN, F. A Base Nacional Comum Curricular como revocalizadora de vozes dos Parâmetros Curriculares Nacionais: o currículo Ciência, Tecnologia e Sociedade na educação científica para os anos finais do Ensino Fundamental. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 2, p. 1339-1363, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/75579. Acesso em: 20 jan. 2023.

BATISTA, M. C. Um estudo sobre o ensino de astronomia na formação inicial de professores dos anos iniciais. 2016. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4556. Acesso em: 20 jan. 2023.

BATISTA, M. C.; FUSINATO, P. A.; OLIVEIRA, A. A. Astronomia nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental I. Ensino & Pesquisa, 2018. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/1996. Acesso em: 20 jan. 2023.

BATISTA, W. M.; BEZERRA, C. W. B. O currículo e o ensino de ciências na educação básica: uma leitura da BNCC. Mens Agitat, v. 15, p. 90-102, 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio. Ministério da Educação. Brasília. 2018a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file. Acesso em: 20 ago. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília. 2017a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 dez. 2022.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Resolução Nº 3, de 21 de novembro de 2018b. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Brasília: MEC, DCENEM, 2018b. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/dcnem.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.

BRASIL. Lei Nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Senado Federal. Brasília, 2017b. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/602639/publicacao/15657824. Acesso em: ago. 2020.

BRASIL. Medida Provisória 746/2016. Congresso Nacional. Brasília, 2016. Disponível em: https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/126992. Acesso em: ago. 2020.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Parâmetros curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Ministério da Educação (MEC). Brasília, DF: MEC. 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 02 dez. 2020.

CARNEIRO, E. H. E. et. al. Ensino de astronomia: conflitos cognitivos e escala de distância. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, III, 2016, Campina Grande. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22026. Acesso em: 28 out. 2021.

CARVALHO, A. M. P. de. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 765-794, 2018. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2018183765. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4852. Acesso em: 5 ago. 2022.

CARVALHO, A. M. P. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.) Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

CECHINEL, A. et. al. Estudo / Análise documental: uma revisão teórica e metodológica. Criar Educação, v. 5, n. 1, p. 1-7, 2016. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2446. Acesso em: 30 dez. 2022.

CELLARD, A. A. Análise documental. In: POUPART, J. et al. (Org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.

CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A “era das diretrizes”: a disputa pelo projeto de educação dos mais pobres. Revista Brasileira de Educação. V. 17, n. 49, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000100002. Acesso em: 22 out. 2021.

COSTA, S.; EUZÉBIO, G. J.; DAMASIO, F. A Astronomia na formação inicial de professores de Ciências. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, n. 22, p. 59-80, 2016. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/263. Acesso em: 28 out. 2021.

DESCARTES, R. Discurso do método. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

DIAS SOBRINHO, J. Universidade e avaliação: entre a ética e o mercado. Florianópolis: Insular, 2002.

DIAS, A. A.; SOARES, F. A. P.; OLIVEIRA, I. D. Políticas educacionais neoconservadoras e suas implicações para as propostas curriculares da educação infantil. Zero-a-seis, v. 23, n. 1, p. 1155-1182, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/81656. Acesso em: 20 jan. 2023.

DIAS, C. A. C. M.; RITA, J. R. S. Inserção da astronomia como disciplina curricular do ensino médio. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 6, p. 55-65, 2008. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/121. Acesso em: 8 nov. 2017.

DOURADO, S.; RIBEIRO, E. Metodologia qualitativa e quantitativa. In: MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; BATISTA, M. C. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 1. ed. Maringá: Gráfica e Editora Massoni, 2021.

ELIAS, M. A.; FONSECA, M. O da. E onde está a Astronomia? Análise do ensino de astronomia no ensino médio com base nos documentos nacionais. Arquivos do Mudi, v. 25, n. 1, p. 26-43, 16 abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/57650. Acesso em: 15 jan. 2023.

FEYERABEND, P. K. Contra o método. Tradução: Cezar Augusto Mortari. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

FONSECA, M. O da. A epistemologia de Kuhn através do documentário “Universe: the cosmology quest”: questões para o ensino de ciências. Revista Vitruvian Cogitationes, v. 3, n. 2, p. 139-150, 7 dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/66205. Acesso em: 30 jun. 2023.

FONSECA, M. O. da; BATISTA, M. C. Pressupostos para um currículo libertador: pensando o documento a partir de Paulo Freire. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1-18, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/66128. Acesso em: 10 jul. 2023.

FONTANA, F.; PEREIRA, A. C. T. Pesquisa Documental. In: MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; BATISTA, M. C. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 1. ed. Maringá: Gráfica e Editora Massoni, 2021.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 19. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022e.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, P. Direitos Humanos e Educação Libertadora: Gestão democrática da Educação Pública na cidade de São Paulo. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2021c.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 51. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 2021a.

FREIRE, P. Educação e Mudança. 46. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 2021b.

FREIRE, P. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2022c.

FREIRE, P. Pedagogia da Solidariedade. (Orgs) 4. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 2021d.

FREIRE, P. Pedagogia da Tolerância. 9. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2022b.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 82. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2022a.

FREIRE, P. Política e Educação. 10. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2022d.

FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 12. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 2023.

GIL PÉREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 02, p. 125-153, 2001. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1516-73132001000200001&script=sci_abstract. Acesso em: 30 mar. 2023.

KRENAK, A. A vida não é útil. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020a.

KRENAK, A. futuro ancestral. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020b.

KRENAK, A; SILVESTRE, H.; SANTOS, B. de S. O sistema e o antissistema: três ensaios, três mundos no mesmo mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

KRIPKA, R.; SCHELLER, M.; BONOTTO, D. L. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de investigaciones UNAD, v. 14, n. 2, p. 55-73, 2015.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. Tradução: Beatriz Viana Boeira; Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 2018.

LANGHI, R.; NARDI, R. Ensino de astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 87-111, 2007. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5165914.pdf. Acesso em: 9 jun. 2020.

LIBÂNEO, J. C; OLIVEIRA, J. F.; THOSCHI, M. S. Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto Comunista. Tradução: Maria Lucia Como. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

MORIN, E. O método 1: a natureza da natureza. Tradução: Ilana Heineberg. Porto Alegre: Sulina, 2016.

NOVAK, J. D.; GOWIN, B. Aprender a aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1996.

OLIVEIRA, A. A.; FUSINATO, P. A.; BATISTA, M. C. Astronomia nos currículos dos cursos de ciências biológicas no estado do Paraná. Revista Valore, v. 3, p. 334-342, 2018. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/175. Acesso em: 20 jan. 2023.

OLIVEIRA, H. S.; MARIZ, D. Movimento Escola Sem Partido: uma leitura à luz de Paulo Freire. Educação, Santa Maria, v. 44, e32996, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198464442019000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 jan. 2023.

OLIVEIRA, M. B. Neutralidade da ciência, desencantamento do mundo e controle da natureza. Scientiæstudia, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 97-116, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ss/a/NsP3WxpnsjjbZkHt8DwSW5K/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 jan. 2023.

PIAGET, J. Epistemologia genética. Tradução: Álvaro Cabral. 4. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

PINTO, J. M. R. Financiamento da educação no Brasil: um balanço do governo FHC (1995-2002). Educação & Sociedade, v. 23, p. 108-135, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/n8yyYhkgNfStcVrkBNXycXG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2023.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SETTERINGTON, K. Marcados pelo triângulo rosa. Tradução: Sandra Pina. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2017.

SILVA, A. C.; INFANTE-MALACHIAS, M. H. Reflexões sobre a convergência do pensamento de Paulo Freire e de Edgar Morin: contribuições para a formação docente. Cadernos de Educação, n. 42, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/2155 Acesso em: 20 jan. 2023.

SILVA, M. R. A BNCC da reforma do ensino médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, v. 34, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698214130. Acesso em: 28 out. 2021.

TREVISAN, J. S. Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. 4. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.

TRICHES, E. F.; ARANDA, M. A. M. O percurso de formulação da base nacional comum curricular (BNCC). In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, v. 2, n. 2, 2018. Anais... Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4678. Acesso em: 20 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2025-05-12

Como Citar

Fonseca, M. O. da, & Batista, M. C. (2025). Relações entre a Educação em Astronomia da BNCCEM e a Educação Libertadora: bancarismo ou libertação?. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 42(1), 231–259. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e95880

Edição

Seção

Currículo de Ciências/Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)