Relações entre a Educação em Astronomia da BNCCEM e a Educação Libertadora: bancarismo ou libertação?
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e95880Palavras-chave:
Paulo Freire, Educação em Ciência, Democracia, Educação BancáriaResumo
O percurso histórico do desenvolvimento da BNCC e suas justificativas deixam implícito uma problemática de cunho ideológico-prático, de modo que muitas críticas foram tecidas contra o documento durante e após sua formulação. Aqui, vê-se a necessidade de encontrar as relações existentes entre o currículo de Astronomia em âmbito nacional e a Educação Libertadora, de forma a evidenciar uma educação que atenda ou não à emancipação dos indivíduos. Assim, o objetivo desta pesquisa é de investigar as relações existentes entre o currículo de Educação em Astronomia para o Ensino Médio conforme a BNCCEM e a Educação Libertadora. A pesquisa possui caráter qualitativo, utiliza a abordagem de pesquisa documental e apresenta natureza dedutiva. A maior parte das categorias utilizadas nesta pesquisa não tiveram uma relação de proximidade com a BNCC, sendo que das 12 categorias, 3 apresentaram alta correspondência, 2 apresentaram baixa correspondências, e as demais não foram encontradas relações positivas. Com base nos resultados encontrados, infere-se que o currículo apresenta conotações que se aproximam mais de uma educação bancária que de uma educação libertadora.
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