Relatividade restrita no ensino médio: Contração de lorentz-fitzgerald e aparência visual de objetos relativísticos em livros didáticos de física

Autores/as

  • Fernanda Ostermann UFRGS - Rio Grande do Sul
  • Trieste dos Santos Freire Ricci UFRGS - Rio Grande do Sul

Resumen

Neste trabalho é discutida a abordagem que livros didáticos de Física, para o ensino médio, têm adotado com relação à contração de Lorentz- FitzGerald e à aparência visual de objetos relativísticos no contexto da introdução de tópicos sobre Relatividade Restrita. A idéia é alertar para o fato de que o assunto não tem merecido o devido cuidado, fazendo com que os livros apresentem sérios erros conceituais, quando confundem medir com observar ou quando omitem tal distinção, provocando má interpretação pelo leitor.

Biografía del autor/a

Fernanda Ostermann, UFRGS - Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Trieste dos Santos Freire Ricci, UFRGS - Rio Grande do Sul

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1980) , mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) .

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

2002-01-01

Cómo citar

Ostermann, F., & Ricci, T. dos S. F. (2002). Relatividade restrita no ensino médio: Contração de lorentz-fitzgerald e aparência visual de objetos relativísticos em livros didáticos de física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 19(2), 176–190. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6620

Número

Sección

Artigos