Políticas educacionais em movimento na sociedade democrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e97593

Palavras-chave:

Ensino de Física, Políticas Educacionais, Novo Ensino Médio

Resumo

Cerca de dois anos após publicação do editorial BNCC, Reforma do Ensino Médio e BNC-Formação: um pacote privatista, utilitarista minimalista que precisa ser revogado, refletimos sobre o atual cenário das políticas públicas e os efeitos negativos observados com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Reforma do Ensino Médio (REM). No âmbito da formação docente, consideramos que um avanço será possível a partir da revogação das Diretrizes para a formação de professores aprovadas em 2019.

Biografia do Autor

Fernanda Ostermann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem Mestrado e Doutorado na área de ensino de Física, ambos também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Por concurso público, ingressou como professora, em 1994, no Departamento de Física dessa universidade e, atualmente, ocupa o cargo de Professora Associado II. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. É líder de grupo de pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de Física Moderna e Contemporânea, abordagem sociocultural no ensino de Física.

Flavia Rezende, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciada em Física pela UFRJ em 1980, mestra em Educação pela UFRJ em 1988, doutora em Educação na PUC-Rio, em 1996. Em 1997, iniciou como docente no Programa de Pós-graduação em Ciências e Saúde do NUTES-UFRJ, tendo atuado como vice-coordenadora por 10 anos e como coordenadora no período 2010-2011. A experiência como lead editor no periódico Cultural Studies of Science Education (Springer), a partir de 2012, trouxe a oportunidade de desenvolver uma maior apropriação da perspectiva sociocultural na área de Educação em Ciências, em âmbito internacional. Em 2015, concentrou suas atividades de pesquisa e de orientação como docente colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física da UFRGS. Na função de editora associada do periódico Caderno Brasileiro de Ensino de Física, vem contribuindo para a melhor identificação da revista com a área.

Referências

CASSIO, F.; GOULART, D. C. A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem. Revista Retratos da Escola, v. 16, n. 35, p. 285-293.

FRIGOTTO, G. O “novo ensino médio”: traição à juventude que frequenta a escola pública. Brasil de Fato, Rio de Janeiro, 05 de novembro de 2021. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2021/11/05/analise-o-novo-ensino-medio-traicao-a-juventude-que-frequenta-a-escola-publica. Acesso em: 05 nov. 2021.

GABRIEL, C. T. Conhecimento escolar e emancipação: uma leitura pós-fundacional. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 159, p. 104-130, 2016.

LACLAU, E.; MOUFFE, C. Hegemonía y estrategia socialista: hacia una radicalización de la democracia. Madrid, España: Siglo XXI, 1987.

MINTO Educação superior no PNE (2014-2024): apontamentos sobre as relações público-privadas. Revista Brasileira de Educação, v. 23 e230011, 2018.

OSTERMANN, F.; REZENDE, F. (2021) Reforma do Ensino Médio e BNC-Formação: um pacote privatista, utilitarista minimalista que precisa ser revogado. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 3, p. 1381-1387.

REZENDE, F.; GUERRA, A.; OSTERMANN, F. (2023). Political demands in Brazilian Science education. In: Science Education for post-pandemic worlds. NY: Springer (no prelo).

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

Ostermann, F., & Rezende, F. . (2023). Políticas educacionais em movimento na sociedade democrática. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 40(3), 473–476. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e97593

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>