Políticas educacionais em movimento na sociedade democrática
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e97593Palavras-chave:
Ensino de Física, Políticas Educacionais, Novo Ensino MédioResumo
Cerca de dois anos após publicação do editorial BNCC, Reforma do Ensino Médio e BNC-Formação: um pacote privatista, utilitarista minimalista que precisa ser revogado, refletimos sobre o atual cenário das políticas públicas e os efeitos negativos observados com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Reforma do Ensino Médio (REM). No âmbito da formação docente, consideramos que um avanço será possível a partir da revogação das Diretrizes para a formação de professores aprovadas em 2019.
Referências
CASSIO, F.; GOULART, D. C. A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem. Revista Retratos da Escola, v. 16, n. 35, p. 285-293.
FRIGOTTO, G. O “novo ensino médio”: traição à juventude que frequenta a escola pública. Brasil de Fato, Rio de Janeiro, 05 de novembro de 2021. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2021/11/05/analise-o-novo-ensino-medio-traicao-a-juventude-que-frequenta-a-escola-publica. Acesso em: 05 nov. 2021.
GABRIEL, C. T. Conhecimento escolar e emancipação: uma leitura pós-fundacional. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 159, p. 104-130, 2016.
LACLAU, E.; MOUFFE, C. Hegemonía y estrategia socialista: hacia una radicalización de la democracia. Madrid, España: Siglo XXI, 1987.
MINTO Educação superior no PNE (2014-2024): apontamentos sobre as relações público-privadas. Revista Brasileira de Educação, v. 23 e230011, 2018.
OSTERMANN, F.; REZENDE, F. (2021) Reforma do Ensino Médio e BNC-Formação: um pacote privatista, utilitarista minimalista que precisa ser revogado. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 3, p. 1381-1387.
REZENDE, F.; GUERRA, A.; OSTERMANN, F. (2023). Political demands in Brazilian Science education. In: Science Education for post-pandemic worlds. NY: Springer (no prelo).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >