Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemâtica: Uma reflexão sobre mestrados profissionais

Fernanda Ostermann, Flavia Rezende

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n1p66

Neste artigo discutimos os cursos de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática, modalidade de mestrado amplamente apoiada pela Capes nas mais diversas áreas. Tal política teve significativo impacto na área de Ensino de Ciências e Matemática, na qual, hoje, constatamos um maior número de cursos profissionais do que de mestrados acadêmicos. No entanto, reflexões sobre a natureza dos cursos de mestrado profissional em ensino e sobre o seu possível impacto na sociedade brasileira é uma questão ainda ausente da produção acadêmica das áreas de Educação e Educação em Ciências, restringindo-se, até agora, à Revista Brasileira da Pós-Graduação (publicada pela CAPES). Interessa-nos, neste trabalho, fomentar a discussão acerca da natureza das dissertações desenvolvidas nos cursos de mestrado profissional em ensino e sua relação com projetos de desenvolvimento e de pesquisa.


Palavras-chave


Ensino de Ciências e Matemática; mestrado profissional; pesquisa e desenvolvimento.

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n1p66

 


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