Relatividade restrita no ensino médio: os conceitos de massa relativística e de equivalência massa-energia em livros didáticos de física

Autores

  • Fernanda Ostermann UFRGS - Rio Grande do Sul
  • Trieste dos Santos Freire Ricci UFRGS - Rio Grande do Sul

Resumo

Neste trabalho, discutem-se dois conceitos amplamente difundidos em livros didáticos de ensino médio que abordam a Relatividade Restrita (RR): massa relativística e equivalência massa-energia. A partir de uma análise crítica da abordagem desses conceitos em diversas obras, foi possível constatar, por um lado, que a massa relativística é introduzida como sendo um conceito fundamental da RR, quando, de fato, é uma noção inadequada e que, portanto, não deveria ser abordada; e, por outro, que essas obras freqüentemente interpretam de forma errônea o significado da equivalência massa-energia.

Biografia do Autor

Fernanda Ostermann, UFRGS - Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Trieste dos Santos Freire Ricci, UFRGS - Rio Grande do Sul

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1980) , mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) .

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Ostermann, F., & Ricci, T. dos S. F. (2004). Relatividade restrita no ensino médio: os conceitos de massa relativística e de equivalência massa-energia em livros didáticos de física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 21(1), 83–102. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6440

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>