Modelos de pedagogia de professores de Física: características e desenvolvimento

Autores

  • Erika Zimmermann Universidade de Brasília UNB

Resumo

Este artigo, tomando como base os trabalhos de Toulmin (1972), Chinn e Brewer (1993) e Zimmermann (1997a,b,c), discute as características e o desenvolvimento dos modelos de pedagogia (estruturas práticopedagógicas) adotados por professores de Física. Usando uma estrutura metodológica interpretativa-construtivista, foram analisadas as noções de ensino, de aprendizado e de ciência apresentadas por cinco professores de Física e, como estas noções e idéias são convertidas em atividades de ensino em suas salas de aula. Estes estudos de caso mostram a abrangência dos modelos de natureza da ciência e dos modelos do processo de aprendizado de professores de Física, e, em especial, como estes modelos interagem para formar os seus modelos de pedagogia. A análise dos dados coletados envolveu o desenvolvimento de um sistema de categorias baseado nas declarações, no comportamento em sala de aula e nas metáforas usadas pelos professores para descrever seus papéis e os papéis atribuídos aos alunos. A análise dos dados aponta para as maneiras como os modelos de pedagogia de professores de física são desenvolvidos e as influências que estes acarretam. Finalmente, as implicações para a formação de professores advindas deste múltiplo estudo de caso.

Biografia do Autor

Erika Zimmermann, Universidade de Brasília UNB

graduação em Licenciatura em Física - Universidade Federal de Santa Catarina (1979), graduação em Licencitura Curta Ensino de Ciências - Universidade Federal de Santa Catarina (1979) doutorado em Ensino de Ciências - University of Reading (1997). Professor da Universidade de Brasília. Experiência na área de Educação, em Ensino-Aprendizagem em espaços informais, atuando nos seguintes temas: ensino aprendizagem de física, ensino-aprendizagem de ciências em espaços formais e informais, museus de ciências, filosofia da ciência e o ensino de física e formação de professores de ciências.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Como Citar

Zimmermann, E. (2000). Modelos de pedagogia de professores de Física: características e desenvolvimento. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 17(2), 150–173. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6771

Edição

Seção

Artigos