Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de Galton com estudantes de graduação: uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior

Autores

  • Paulo Lima Junior Instituto de Física – UFRGS Porto Alegre – RS
  • Fernando Lang da Silveira Instituto de Física – UFRGS Porto Alegre – RS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n2p400

Resumo

Até a publicação do Guia para Expressão da Incerteza da Medição (GUM), a questão dos erros e das incertezas não estava bem resolvida. Neste artigo, discutimos os conceitos de erro e incerteza segundo as diretrizes mais atuais do campo da metrologia, sugerindo uma maneira de introduzir tais conceitos para estudantes de graduação, fazendo uso da tábua de Galton ou Quincunx como recurso didático. A tábua de Galton também é usada para introduzir o Teorema Central do Limite, explicitando a importância deste teorema na elaboração de intervalos de cobertura e para a interpretação das incertezas.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Como Citar

Lima Junior, P., & da Silveira, F. L. (2011). Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de Galton com estudantes de graduação: uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 28(2), 400–422. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n2p400

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)