Implicações da Correção Automatizada de Redações para a Agência do Interator: um estudo da plataforma coRedação

Conteúdo do artigo principal

Ludiani Retka Trentin
https://orcid.org/0000-0003-2389-6762
Glória Vila Verde
Luciane Maria Fadel

Resumo

Este estudo visa analisar criticamente a versão gratuita da plataforma coRedação, que utiliza inteligência artificial para avaliar redações de estudantes, investigando se sua utilização promove a agência do interator e impulsiona o desenvolvimento das habilidades de escrita. Para promover o debate sobre correção automatizada, analisou-se a plataforma com a metodologia Close Reading, submetendo quatro redações distintas, totalizando dez envios, para observar seu desempenho em relação a diferentes qualidades textuais. A análise revelou que, embora a plataforma seja eficaz na verificação da adequação ao gênero dissertativo-argumentativo e na atribuição de notas, ela não necessariamente promove a agência do estudante. Isso se deve à ausência de feedback personalizado, o que não estimula a construção consciente de significado, priorizando uma produção textual adaptada a formatos padronizados. Além disso, a dificuldade em acompanhar o progresso por meio das reescritas pode enfraquecer a sensação de autonomia, uma vez que as contribuições do aluno podem não ter um impacto tangível em sua pontuação final. Esta pesquisa se destaca pela sua relevância ao preencher uma lacuna significativa no campo. A maioria das investigações existentes é  predominantemente teórica, o que limita a compreensão prática das funcionalidades dos artefatos de correção automatizada. Ao analisar essas ferramentas em um contexto real de ensino, buscou-se avaliar a viabilidade de sua aplicação em ambientes educacionais, considerando a crescente implementação de tecnologias na educação.

Detalhes do artigo

Seção
Mídias do Conhecimento

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.