AQUISIÇÃO DE INFORMAÇÃO BASEADA EM MONITORAMENTO E PROSPECÇÃO

Conteúdo do artigo principal

WANDA APARECIDA MACHADO HOFFMANN
FLÁVIA CAROLINE AUGUSTO SALMÁZIO
https://orcid.org/0000-0001-7965-9358

Resumo

Objetivo: A informação quando bem utilizada se torna um ingrediente estratégico e poderoso para as pessoas e organizações. A forma como se obtém a informação que impacta nos resultados pretendidos, no seu uso, atribui significado à realidade de interesse e gera a ampliação no conhecimento. O objetivo deste estudo é identificar a evolução das pesquisas sobre aquisição de informações e os temas envolvidos como Gestão da Informação e do Conhecimento e seus processos de monitoramento e prospecção. Design ½ Metodologia  ½ abordagem: Foi utilizada uma abordagem exploratória, quantitativa e qualitativa, integrando dados e análises dos resultados para compor entendimentos e tendências. O acesso e a aquisição de informação são realizados de várias formas e métodos, prevalecendo uma organização com base no pretendido e preciso sobre determinado fenômeno, decisão para resolver problemas, tecnologia, processo, serviço, produto, etc. Resultados: A Gestão da Informação e do Conhecimento envolveu uma mutualidade que proporciona à informação um papel importante nas estruturas formais e informais nos diversos contextos individuais, coletivos e organizacionais. Assim, as atividades de monitoramento e prospecção envolvem etapas fundamentais de aquisição de informações, pois podem gerar alto valor agregado às atividades e aos desenvolvimentos. Originalidade ½ Valor: Com os estudos identificados foi possível estabelecer a ocorrência de um aumento nas pesquisas envolvendo de forma geral as fontes de informação, métodos, modelos e ferramentas para a aquisição sistemática e contínua de informações que irão satisfazer uma necessidade em diferentes níveis de temáticas desde as mais básicas às mais complexas e, ainda, as análises dos resultados evidenciam o papel da aquisição de informações para o monitoramento e prospecção como atividade importante e fornecedora de matérias-primas informacionais valorosas a esses processos.


Referências


Bawden, D. & Robinson, L. (2009). The dark side of information: overload, anxiety and other paradoxes and pathologies. Journal of Information Science, v. 35, n. 2, p. 180-191.


Choo, C. W., Bergeron, P., Detlor, B., Heaton, L. (2008). Information culture and information use: An exploratory study of three organizations. Journal of the American Society for Information Science and Technology, Bloomington, v. 59, n. 5, p. 792–804.


 


Coates, V. et ali. (2001). On the future of technological foresight. Technological Forecasting and Social Change. New York, v. 67, p 1-17.


Coelho, G. M. (2011). The application of information and knowledge management tools: using text mining in foresight studies. In: Foresight International Seminar: from theory to practice. Brasília, DF: CGEE, p. 19-35.


Dalkir, K. (2017). Knowledge management in theory and practice. 3.ed. Cambridge: Massachusetts Institute of Technology, 533p.


Dehghani, M., & Akhavan, P. (2017). An experimental investigation of knowledge acquisition techniques. Journal of Management Development, 36(4), 493-514.


Detlor, B. (2010). Information Management. Journal of Information Management. 30:2, 103-108.


Dutra, F. G. C. & Barbosa, R. R. (2020). Modelos e etapas para a gestão da informação: uma revisão sistemática de literatura. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 2, p. 106-131.


 


Eppler, M. J. (2006). Managing information quality: increasing the value of information in knowledge-intensive products and processes. 2. ed. Heidelberg: Springer. 398p.


Firat, A. K., Woon, W. L., & Madnick, S. (2008). Technological forecasting–A review. Composite Information Systems Laboratory (CISL), Massachusetts Institute of Technology, 1-19.


GIL, A. C. (2019). Métodos e técnicas de pesquisa social. 7ª Edição – São Paulo. Atlas.248p.


Granikov, V., Sherif, R. E., Bouthillier, F. & Pluye, P. (2020). Collaborative information monitoring: Preliminary results of a systematic mixed studies review and a framework synthesis. Proceedings of the Association for Information Science and Technology. Volume 57, Issue 1.


Halicka, K. (2016). Innovative classification of methods of the Future-oriented Technology Analysis. Technological and Economic Development of Economy 22:4, p 574-597.


 


Hines, A.? (2006). Strategic Foresight: The State of the Art. The Futurist; Washington Vol. 40, 5. ed, 18-21.


Hoffmann, W. A. M. (2016). Gestão do conhecimento e da informação em organizações baseados em inteligência competitiva. Ci.Inf., Brasília, DF, v.45 n.3, p.31-43.


Magruk, A. (2011). Innovative classification of technology foresight methods, Technological and Economic Development of Economy 17(4): 700–715.


Moon, S., Shin, Y., & Hwang, BG. et all. (2018). Document Management System Using Text Mining for Information Acquisition of International Construction. KSCE J Civ Eng 22, 4791–4798.


Nakash, M., Baruchson-Arbib, S., & Bouhnik, D. (2022). A holistic model of the role, development, and future of knowledge management: Proposal for exploratory research. Knowledge and Process Management, The Journal of Corporate Transformation, Volume29, Issue1, 23-30.


 


Palvia, P., Chau, P.Y.K., Kakhki, M. D., Ghoshal, T., Uppala, V., & Wang, W. (2017). A decade plus long introspection of research published in Information & Management. Information & Management, Vol. 54, No. 2, pp-218-227.


Sáez, P. L., López, J. E., Castro, G., & González, J. C. (2010). External knowledge acquisition processes in knowledge intensive clusters. Journal of Knowledge Management, 14(5), 690-707.


Savolainen, R. (2007). Information Behavior and Information Practice: Reviewing the "Umbrella Concepts" of Information-Seeking Studies. Library Quarterly, Chicago, v. 77, n. 2, p. 109-132.


 


Scholl, W., König, C., Meyer, B., & Heisig, P. (2004). The future of knowledge management. Journal of Knowledge Management, v. 8, n. 2, p.19-35.


Souza, K.R & Kerbauy, M.T.M.(2017). Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa- qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, v.31, p.21-44.


Stewart, K. A. & Segars, A. H. (2002). An Empirical Examination of the Concern for Information Privacy Instrument. Information Systems Research, vol. 13, issue 1, 36-49.


Tavana, M., Di Caprio, D., Santos-Arteaga, F. J. (2016). Modeling sequential information acquisition behavior in rational decision making. Decision Sciences, 47, p. 720-761.


 


Thöns,S. (2018). On the Value of Monitoring Information for the Structural Integrity and Risk Management. Computer-Aided Civil and Infrastructure Engineering, Volume 33, Issue1.


Thumbumrung,T., Vasconcelos, A., & Cox, A. (2022). Complexity and evolution of knowledge boundaries in an interdisciplinary research project. knowledge and process management, The Journal of Corporate Transformation, Volume 29, Issue 3, p. 296-306.


Ullah A.S. (2020). What is knowledge in Industry 4.0? Engineering Reports.John Wiley & Sons, Ltd., Volume2, Issue 8.


 


Van Beveren, J. (2002). A model of knowledge acquisition that refocuses knowledge management. Journal of Knowledge Management, Vol. 6, No. 1, p. 18-22.


Walsham, G. (2006). Doing interpretive research. European Journal of Information Systems, Vol.15, p.320-330.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.