Amazonian narratives: dolphin myth representations in narratives of the old residents from Missão Community, Tefé-Amazonas

Authors

  • Thaila Bastos da Fonseca SEDUC Amazonas
  • Veronica Prudente Costa Universidade Federal de Roraima (UFRR)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2020.e70131

Abstract

The Amazonian narratives are created and elaborated by the human imagination. They demonstrate elements, wich are necessary to be registered and analyzed in Amazonian context. This work seeks to evidence the tradicional and oral culture through an interdisciplinary perspective in Comunidade da Missão, in Tefé city, Amazonas. When people describe past events, they provide historical, social and cultural information about the place they live. This events are indispensable for historical and identity contribution about this place. This research had a qualitative approach and was based on Amazonian narration about the dolphin, seeking to comprehend the colonial meeting between tradicional people from Amazon and the white man; as weel as the erotic and virile carachteristics this mith can assume as a mythological configuration of women´s opressor, victims of patriarchy. The research problem emerged due to the historical background about the community; it is still presented through the colonizer perspective, because there are few writing records from our ancestors. In order to support this research we were based on the following authors: Bourdieu (2002), Eliade (2016), Slater (1994) and Thompson (1992). This work consolidated the tradicional and oral culture in Missão, and we proved that enchantment narration is still in old people´s memories. The enchantment narration show events that helped us to understand the consequences of colonial meeting, the patriarchy consolidation in our society and violence against women under masculine domination.

Author Biographies

Thaila Bastos da Fonseca, SEDUC Amazonas

Thaila Bastos da Fonseca: Graduada em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade do
Estado do Amazonas (CEST/UEA); Graduada em Letras-Língua Inglesa
(CEST/UEA/PARFOR); Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
e suas Literaturas (CEST/UEA); Mestra em Ciências Humanas pelo Programa de Pós
Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UEA); Professora
Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID/CAPES/UEA e Professora na SEDUC-TEFÉ. E-mail: thailabastos@yahoo.com

Veronica Prudente Costa, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Veronica Prudente Costa possui Doutorado e Mestrado em Letras Vernáculas (Literatura Portuguesa e Africanas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharelado e licenciatura nas áreas de Letras: Português/Literaturas (2003) e Inglês /Literaturas (2000) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialização em Literatura Portuguesa (UERJ). Atuou como Professora Adjunta na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) entre 2011 e 2018. Foi secretária executiva da ABRAPLIP na gestão 2014-2015. Organizou os seguintes eventos científicos com fomento público: IV Congresso Norte-Nordeste da ABRAPLIP (2012); I SIRELLMS (2013); ABRAPLIP no Interior (2015) e XV Congresso Internacional da ABRAPLIP (2015). Coordenadora Pedagógica do curso de Licenciatura em Língua Inglesa (PARFOR) de 2014 a 2018; Coordenadora do curso de Especialização Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas entre 2014 e 2016. Editora Chefe da Revista Contracorrente de 2015 a 2017; Coordenou o Projeto "Presença Portuguesa na Amazônia", financiado pelo CNPq de 2015 a 2017 e foi subcoordenadora de 2016 a 2018 do Pólo Tefé do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UEA). Foi membro da Câmara de Assessoramento Científico da FAPEAM entre 2015 e 2017 e Membro da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da UEA entre 2017 e 2018. . Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Membro do Conselho Deliberativo e Fiscal da ABRAPLIP, gestão 2018-2019. Membro dos grupos de pesquisa: Estudos de literaturas e Identidades (UFRR) e Literatura e Antropologia: cartografias e outros procedimentos narrativos (UFFRJ). Líder do grupo de pesquisas: Cátedra Amazonense de Estudos literários e da Cultura (UEA). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), vinculado à Rede Amazônica Interdisciplinar de Programas de Pós-Graduação. É membro do corpo editorial da Revista Contracorrente (Qualis B1); Comissão Científica da Ingá: revista de estudos linguísticos e literários (UFRB); Parecerista dos periódicos Canoa do Tempo (UFAM) e Anos 90 (UFRGS). Consultora Ad hoc de projetos PCE da FAPEAM.

E-mail: veronica.prudente@ufrr.br

References

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Published

2020-06-03

Issue

Section

Eixo temático: “Amazônia: povos, conflitos e preservação”