O corpo inscrito nas performances de Carla Borba e Letícia Parente e os entrelaces da body art com a Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e102168

Palavras-chave:

Body art, Corpo, Fenomenologia, Educação física

Resumo

Trata-se de um artigo de reflexão que explora a body art como técnica da arte contemporânea, que tem o corpo como meio de expressão e significados, realçando os sentidos produzidos nas performances de Letícia Parente e Carla Borba. Tem como objetivos refletir sobre os conhecimentos revelados sobre o corpo nas performances das artistas e discutir como esses sentidos podem enriquecer o entendimento do corpo na Educação Física. Utilizou-se metodologicamente a fenomenologia de Merleau-Ponty para descrever, interpretar e compreender três performances das artistas. Os resultados destacam discussões sobre linguagem corporal e performance, e críticas a estereótipos que reduzem o corpo feminino a um objeto e padrões impostos pela sociedade que, por vezes, é ratificado pela Educação Física. Conclui-se que a linguagem do gesto e a experiência estética da body art pode ampliar o conhecimento do corpo na Educação Física, reconhecendo o corpo como um campo de saberes polimorfos

Biografia do Autor

Bruno Erick de Melo Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Mestrando em Educação Física também pela UFRN, Técnico em Informática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte; pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa Estesia - Corpo, Fenomenologia e Movimento e Laboratório Visibilidades do Corpo e da Cultura de Movimento.

Terezinha Petrucia Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Educação Física (1989) e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995) e doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Realização de estágio Pós-Doutoral na Puc/São Paulo (março a agosto de 2009), na área de filosofia e na Université de Montpelllier (II e III), no período de agosto de 2009 a fevereiro de 2010, com bolsa Capes nas áreas de Filosofia, Educação e Educação Física. Professora Convidada da Université de Montpellier, Institut de Formation de Maîtres (2011). Realizou Estágio de Pesquisa Sênior/Pós-Doutoral na École Normale Superieur de Paris ( 2014-2016), com bolsa Capes Estágio Sênior (2014-2015) e CNPq ( 2015-2016).Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (2011- 2013; 2016-2018). Foi Coordenadora do curso de Licenciatura em EF (2021). ;Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordenadora do Grupo de Pesquisa Estesia: corpo, fenomenologia e movimento e do Laboratório Ver - Visibilidades do Corpo e da Cultura de Movimento. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Bolsista Programme Directeurs dEtudes Associés DEA 2023/ FONDATION DES SCIENCES HUMAINES DE PARIS. Residência em Clínica Psicanalítica no EPSI.

Rosie Marie Nascimento Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002); Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005; 2008). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Educação Física da UFRN. Orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) e em educação (PPGED) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É vice coordenadora do Grupo de Pesquisa Corpo, fenomenologia e movimento (ESTESIA). 

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Publicado

2025-02-03

Como Citar

FERNANDES, Bruno Erick de Melo; NÓBREGA, Terezinha Petrucia; MEDEIROS, Rosie Marie Nascimento. O corpo inscrito nas performances de Carla Borba e Letícia Parente e os entrelaces da body art com a Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 37, n. 68, p. 1–18, 2025. DOI: 10.5007/2175-8042.2025.e102168. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/102168. Acesso em: 30 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais