O corpo inscrito nas performances de Carla Borba e Letícia Parente e os entrelaces da body art com a Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e102168Palavras-chave:
Body art, Corpo, Fenomenologia, Educação físicaResumo
Trata-se de um artigo de reflexão que explora a body art como técnica da arte contemporânea, que tem o corpo como meio de expressão e significados, realçando os sentidos produzidos nas performances de Letícia Parente e Carla Borba. Tem como objetivos refletir sobre os conhecimentos revelados sobre o corpo nas performances das artistas e discutir como esses sentidos podem enriquecer o entendimento do corpo na Educação Física. Utilizou-se metodologicamente a fenomenologia de Merleau-Ponty para descrever, interpretar e compreender três performances das artistas. Os resultados destacam discussões sobre linguagem corporal e performance, e críticas a estereótipos que reduzem o corpo feminino a um objeto e padrões impostos pela sociedade que, por vezes, é ratificado pela Educação Física. Conclui-se que a linguagem do gesto e a experiência estética da body art pode ampliar o conhecimento do corpo na Educação Física, reconhecendo o corpo como um campo de saberes polimorfos
Referências
ABRAMOVIC, Marina. Uma arte feita de verdade: vulnerabilidade e conexão. TED Conference. 2015. Disponível em: https://www.ted.com/talks/marina_abramovic_an_art_made_of_trust_vulnerability_and_connection?subtitle=en. Acesso em 21 de maio de 2023.
BAHIANA, Mariane; SOUZA, Anna de; BRITO, Leandro; FONSECA, Michele. In: LARA, Larissa, ATHAYDE, Pedro, MENDES, Isabel B. de S (org). O que pode o corpo? Saberes e práticas da Educação Física e Ciências do Esporte. Maringá: Eduem, 2021.
BAPTISTA, Tadeu João Ribeiro; GAMA, Augusto.; LIMA, Marisa Monte de; BRITO, Jaqueline. Análise sobre o corpo nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do esporte (CONBRACE). SciELO Preprints , 2022. DOI: 10.1590/SciELOPreprints.4942. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/4942. Acesso em: 29 out. 2023.
BORBA, Carla. Demonstração. [S.I]. Disponível em: www.carlaborba.com.br/Statement. Acesso em 10 de maio de 2022.
BORBA, Carla. 7 cabeças. [S.I]. Disponível em: www.carlaborba.com.br/7-Cabecas-7-Heads. Acesso em 10 de maio de 2022.
BUTLER, Judith. Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity. Routledge, 1990.
DOMINGUES, Diana (Org.). A Arte no Século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.
DOMINGUES, Diana. Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
DONATO, Antonio; TONELLI, Leonardo. A resistência do corpo. Revista Tempos e espaços em educação. São Cristóvão, Sergipe, Brasil, v. 12, n. 28, p. 49-62, jan./mar. 2019.
EHRENBERG, Mônica. A linguagem da cultura corporal sob o olhar de professores da educação infantil. Pro-Posições, v. 25, n. 1, p. 181–198, jan. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73072014000100010. Acesso em 18 de jul. de 2023.
FATURETO, Fernanda. Ficção e realidade: videografias em Letícia Parente. Revista Arte e Contexto, v 1, n 2, nov de 2013. ISSN 2318-5538. Disponível em: http://artcontexto.com.br/artigo-edicao02_ficcao_realidade.html. Acesso em 03 de jul. de 2023.
FREY, Tales. Diálogos com Amelia Jones: Avaliações sobre Identidade, ‘Body Art’ e Documentação de Ações Performativas. eRevista Performatus, Inhumas, ano 1, n. 5, jul. 2013. ISSN: 2316-8102.
GHISLENI, Pâmela C.; LUCAS, Douglas. EU-PELE: O corpo feminino como lugar de significação e empoderamento da mulher. Ijuí, RS: Salão do Conhecimento, 2016.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.
GOELLNER, Silvana; GUIMARÃES, Aline; MACEDO, Christiane. In: SILVA, Fabiane F. da; MELLO, Elena M. B. (org). Corpos, gêneros, sexualidade e relações étnico-raciais na educação. Uruguaiana, RS: UNIPAMPA, 2011.
GÓMEZ, Clara; ROCHA, Mariani da. Construindo e padronizando: um estudo histórico-cultural sobre corpos femininos. Áskesis, São Carlos, SP, v. 7, n. 2, p. 38-51, 23 de nov. de 2019. Disponível em: https://www.revistaaskesis.ufscar.br/index.php/askesis/article/view/374. Acesso em: 10 de maio de 2022.
JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo, SP. Estação Liberdade, 2002. ISBN 85-7448-065-7.
LE BRETON, David. Adeus ao corpo: Antropologia e sociedade. Campinas, SP: Papirus, 2003.
LOPES, Rodrigo. Corpo e performance na videoarte brasileira: Letícia Parente, Analívia Cordeiro e Otávio Donasci. João Pessoa,UFPB v. 12 n. 1, jan-jun/2021.
MEDEIROS, Rosie Marie Nascimento de. A body art e a produção de subjetividades. Dissertação de Mestrado, PPGED, Natal, 2005.
PARENTE, André. “ALÔ, É A LETÍCIA?”. eRevista Performatus, Inhumas, ano 2, n. 8, jan. 2014. ISSN: 2316-8102
NÓBREGA, Terezinha Petrucia da; MEDEIROS, Rosie Marie Nascimento de. A palavra é gesto: reflexões estéticas sobre o corpo. Motriz, Rio Claro, v.15 n.3 p.723-728, jul./set. 2009.
NÓBREGA, Terezinha Petrucia da; MEDEIROS, Rosie Marie Nascimento de. Corpos do tango: reflexões sobre gestos e cultura de movimento. IN: LUCENA, R.F., SOUZA E. F. (Orgs) Educação Física, Esporte e Sociedade. JP: Editora Universitária UFPB, 2003, p. 131-143.
NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Corporeidade e Educação Física: do corpo-objeto ao corpo-sujeito. 2 ed. Natal, RN: EDUFRN, 2000. 112 p.
NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Livraria editora da UFRN, 2010.
PEREIRA, Marcelo. Performance e educação: relações, significados e contextos de investigação. Educação em Revista, v. 28, n. 1, p. 289–312, mar. 2012
POMPERMAIER, Paulo. Cinco brasileiras que fizeram do corpo um instrumento artístico e político. Revista Cult, São Paulo: Bregantini. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/cinco-artistas-brasileiras-corpoinstrumento-artistico. Acesso em 5 de jul. de 2023.
SANTAELLA, Lucia. Corpo e comunicação: sintoma da cultura. São Paulo: Paulus, 2004.
SILVEIRA, Kathleen. O corpo inscrito na criação poética de Letícia Parente. 2016. 101 p. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE.
ZOBOLI, Fabio; SILVA, Renato Izidoro da. O corpo na Educação Física: Desafios epistemológicos. Revista Atos de Pesquisa em Educação O - PPGE/ME FURB ISSN 1809- 0354 v. 6, n. 2, p. 338-355, mai./ago. 2011.
ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. São Paulo: Ubu, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Motrivivência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).