Entrevista: Prof. Dr. Nelson De Luca Pretto (por Alan Queiroz da Costa)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e103336

Palavras-chave:

Nelson Pretto, Entrevista, Dossiê

Resumo

Entrevista concedida por Nelson De Luca Pretto a Alan Queiroz da Costa, em setembro de 2024, para a seção temática “Educação Física brasileira e desafios contemporâneos: responsabilidades, compromissos e diálogos com as mídias, tecnologias e cultura digital” da Revista Motrivivência (LaboMidia-UFSC), em edição associada com o GTT 2 – Comunicação e Mídia/CBCE.

Biografia do Autor

Nelson De Luca Pretto, Universidade Federal da Bahia

Professor Titular (e ativista) da Faculdade de Educação (www.faced.ufba.br) da Universidade Federal da Bahia (UFBA)/Brasil. Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994), Licenciado em Física (1977) e Mestre em Educação (1985), ambos pela UFBA. Bolsista do CNPq. Membro da Academia de Ciências da Bahia.

Alan Queiroz da Costa, Universidade de Pernambuco

Professor da Escola Superior de Educação Física da Fundação Universidade de Pernambuco (ESEF/UPE).
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP-SP), Mestre em Ciências da Motricidade Humana (UNESP-RC), Especialista em Educação Física Escolar (FEFISA-SP) e em Gestão do Esporte e Lazer (FIA/SEME-SP), Licenciatura Plena em Educação Física (FEFISA-SP) e Graduado em Pedagogia (UNINOVE-SP).
Pesquisador Associado Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Marketing no Esporte (GEPECOM) da EEFE/USP e do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM) do DEF/UFRN.


Referências

PRETTO, N. D. L. Educação, culturas e hackers: escritos e reflexões. Salvador, BA: Edufba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25327

PRETTO, Nelson De Luca, BONILLA, Maria Helena Silveira, SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza Sena. Educação em tempos de pandemia: reflexões sobre as implicações do isolamento físico imposto pela COVID-19/ organizadores: Salvador: Edição do autor, 2020. Disponível em: https://blog.ufba.br/webgec/wp-content/uploads/sites/7/2023/08/GEC_livro_final_imprensa.pdf

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas. e SOARES, Ismar de Oliveira; VIANA, Claudemir; XAVER, Jurema Brasil. Educomunicação e alfabetização midiática: conceitos, práticas e interlocuções. São Paulo: ABPEducon. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002791783.pdf.

PASSARELLI, Brasilina. Das literacias de mídia e informação às transliteracias: breve estado da arte. Ecosistema de inovação na educação: case educação básica: Guarujá: São Paulo: ECA/USP, 2023. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003143733.pdf.

Downloads

Publicado

2024-10-17

Como Citar

DE LUCA PRETTO, Nelson; QUEIROZ DA COSTA, Alan. Entrevista: Prof. Dr. Nelson De Luca Pretto (por Alan Queiroz da Costa). Motrivivência, Florianópolis, v. 36, n. 67, p. 1–15, 2024. DOI: 10.5007/2175-8042.2024.e103336. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/103336. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática