Jogos digitais e educação física: desafios à pesquisa e às práticas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e100847

Palavras-chave:

Jogos digitais, Educação física, Games studies, Educação midiática

Resumo

O ensaio aborda os desafios dos jogos digitais no contexto da Educação Física, focando-se nos âmbitos da pesquisa e das práticas pedagógicas. Trata-se de uma reflexão teórica que dialoga com as perspectivas dos games studies e da educação midiática, evidenciando contribuições para o debate sobre as dimensões formativas e apropriações dos games na Educação Física. O texto organiza-se em três seções: 1) jogos digitais e games studies; 2) jogos digitais e educação midiática; e 3) desafios na pesquisa e práticas pedagógicas da Educação Física. Conclui-se com uma síntese de desafios, oportunidades e possibilidades de avanços no debate sobre o tema.




Biografia do Autor

Alan Queiroz da Costa, Universidade de Pernambuco

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Professor da Escola Superior de Educação Física da Fundação Universidade de Pernambuco (ESEF/UPE).
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP-SP); Mestre em Ciências da Motricidade Humana (UNESP-RC); Especialista em Educação Física Escolar (FEFISA-SP) e em Gestão do Esporte e Lazer (FIA/SEME-SP); Licenciatura Plena em Educação Física (FEFISA-SP) e Graduado em Pedagogia (UNINOVE-SP).
Pesquisador Associado Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Marketing no Esporte (GEPECOM) da EEFE/USP e do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM) do DEF/UFRN. Membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE/GTT2-Comunicação e Mídia).

Gilson Cruz Junior, Universidade Federal do Oeste do Pará

  Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professor adjunto no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA).

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Publicado

2024-10-17

Como Citar

QUEIROZ DA COSTA, Alan; CRUZ JUNIOR, Gilson. Jogos digitais e educação física: desafios à pesquisa e às práticas pedagógicas. Motrivivência, Florianópolis, v. 36, n. 67, p. 1–17, 2024. DOI: 10.5007/2175-8042.2024.e100847. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/100847. Acesso em: 30 dez. 2024.

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