O jogo de videogame relacionado ao atletismo e suas possibilidades pedagógicas

Guilherme Correa Camuci, Sara Quenzer Matthiesen, Guy Ginciene

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n50p62

Não há dúvidas de que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) fazem, cada vez mais, parte do cotidiano, requerendo que diferentes áreas do conhecimento, a exemplo da Educação Física, pensem em como utilizá-las. Diante disso, o objetivo deste artigo foi o de analisar o jogo de videogame Kinect Sports (Xbox 360), relacionado ao atletismo, verificando as proximidades e distanciamentos em relação à modalidade esportiva oficial e suas possibilidades pedagógicas. Foram duas as etapas desta pesquisa: coleta de dados (método visual e observação participante) e análise temática dos dados. Para fins didáticos, os resultados foram apresentados por prova do atletismo analisada, sendo que cada qual foi analisada de acordo com as categorias: descrição, comparações e possibilidades pedagógicas. O videogame pode ser um importante aliado do professor de Educação Física, já que, além de consistir em uma estratégia diferente, poderá contribuir para a exploração do universo do atletismo. 


Palavras-chave


Educação Física; Tecnologia da Informação e Comunicação; Videogame; Atletismo; Ensino

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Motriviv. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

 



 

 

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